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Banca de QUALIFICAÇÃO: JAYLSON FRANKLIN MENDONCA NUNES

2023-08-08 10:11:00.0

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAYLSON FRANKLIN MENDONCA NUNES
DATA: 09/08/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Remoto (via Google Meet)
TÍTULO: PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE EM IES PRIVADAS: da intensificação do processo de oligopolização ao crescimento da EaD (1995 - 2021)
PALAVRAS-CHAVES: Precarização; Trabalho Docente; Ensino Superior; Oligopolização; EaD
PÁGINAS: 84
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO: A dissertação aqui apresentada trata da precarização do trabalho docente no ensino superior privado, influenciada pelo processo de oligopolização e de crescimento da EaD, ambos consequências dos avanços do capital. Nessa perspectiva, o objetivo geral é evidenciar a relação entre o processo de oligopolização do ensino superior e do crescimento da EaD com a intensificação da precarização do trabalho docente. Para tanto, analisou-se: a tendência à precarização do trabalho no capitalismo contemporâneo, seus principais determinantes e dimensões; o processo de acumulação do capital no setor educacional superior no Brasil; a oligopolização da educação superior; a massificação da EaD; e as nuances da precarização do trabalho docente, tendo como objeto de pesquisa uma IES privada de São Luís, capital do Maranhão. O referencial teórico adotado foi o materialismo histórico-dialético, e a natureza da pesquisa é a qualitativa. Buscou-se realizar pesquisa bibliográfica, e documental, além de analisar a evolução histórica das instituições de ensino superior privadas no Brasil no período de 1995 a 2021, período em que se intensificou o processo de mercantilização e oligopolização da educação superior no país. A coleta de dados foi realizada por meio de aplicação de questionário estruturado tendo como base a tipologia de precarização social do trabalho construída por seis indicadores apresentados pelas pesquisadoras Tânia Franco e Graça Druck. Observou-se que a extensão da jornada de trabalho, a exigência de polivalência, a redução da capacidade de decisão, o número excessivo de demandas dentro e fora do horário de trabalho e a percepção de que a remuneração está aquém do trabalho empreendido apontadas na pesquisa, fazem com que o indicador intensificação do trabalho e terceirização se configure como um dos principais indícios de precarização do trabalho docente em consequência do processo de oligopolização e do crescimento da EaD. Ademais, a busca de estratégias mercadológicas para o crescimento das IES parece figurar entre os objetivos das mantenedoras, em detrimento da qualidade do ensino ofertado.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 407255 - ELIZEU SERRA DE ARAUJO
Interno - 407562 - JOSE DE RIBAMAR SA SILVA
Interno - 3067848 - WELBSON DO VALE MADEIRA

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