Banca de DEFESA: MARCELO ROCHA FERREIRA

DISCENTE: MARCELO ROCHA FERREIRA
DATA: 10/10/2023
LOCAL: Laboratório de Método Quantitativos do PPGDSE
TÍTULO: ANALISE DA EXECUÇÃO DO PLANO MAIS IDH NO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO MARANHÃO NO EIXO TRABALHO E RENDA COM FOCO NO PROGRAMA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL (ATER) NO PERÍODO DE 2015 A 2021
PALAVRAS-CHAVES: Plano Mais IDH; Assistência Técnica; Combate à pobreza. São Domingos do Maranhão.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO: A pesquisa analisa os resultados do Plano Mais IDH no município de São Francisco do Maranhão no eixo trabalho e renda com foco no Programa Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) no período de 2015 a 2021. A escolha do programa ATER levou em consideração o tempo de sua implementação e o alcance do programa no município. Destaca-se a relevância do Plano Mais IDH e dos avanços por ele alcançados, porém, ao se falar em desenvolvimento humano e assistência técnica rural, alguns aspectos, apresentados neste trabalho, devem ser considerados e ter maior atenção, principalmente no que se refere às fragilidades detectadas nos resultados do plano, que em quase uma década de implementação não conseguiu mudar a situação do estado dos piores índices de desenvolvimento humano do país.
Presidente - 407562 - JOSE DE RIBAMAR SA SILVA
Interno - 1562690 - RICARDO ZIMBRAO AFFONSO DE PAULA