Banca de QUALIFICAÇÃO: OSMAN JOSÉ DE AGUIAR GERUDE NETO

DISCENTE: OSMAN JOSÉ DE AGUIAR GERUDE NETO
DATA: 19/12/2014
LOCAL: AUDITÓRIO DO PRÉDIO DO MESTRADO DO CCAA/UFMA
TÍTULO: Consumo, digestibilidade, comportamento ingestivo e parâmetros ruminais de ovinos submetidos a dietas com níveis de farinha de mesocarpo de babaçu.
PALAVRAS-CHAVES: Farelo de mesocarpo, Subproduto e Fonte de energia.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Nutrição e Alimentação Animal
ESPECIALIDADE: Avaliação de Alimentos para Animais
RESUMO: O objetivo do trabalho foi avaliar o desempenho e a digestibilidade de nutrientes com dietas contendo 0, 10, 20 e 30% de inclusão de FMB (farinha de mesocarpo de babaçu) em substituição ao milho para cordeiros em terminação. Utilizou-se 20 cordeiros SPRD (sem padrão racial definido), inteiros com peso médio de 21,57 ± 3,53 kg e com idade aproximada de 90 dias. Foram distribuídos em DBC ( delineamento de blocos casualizados) alojados individualmente em baias cobertas (1,45m x 1,45m) de piso concretado contendo cocho para ração e água, e bebedouro. Foram coletados e registrados o comportamento ingestivo, consumo de alimentos, excreção de fezes e o líquido ruminal. Os consumos de MS e PB g/dia não foram alterados pelas dietas experimentais até o nível de inclusão de 20%, já para % de PV o tratamento com 10% de FMB não teve alteração nos seus consumos sendo o tratamento com 30% demonstrou os piores desempenho para este parâmetro. As variáveis tempo de ruminação, tempo de ócio, tempo de mastigação total, eficiência de alimentação FDN, eficiência de ruminação MS e eficiência de ruminação FDN não sofreram alteração com o aumento do FMB na ração. O tempo de alimentação foi menor apenas no tratamento controle provavelmente pelo menor teor de fibra na dieta, o tempo de outras atividades nos animais com 30% de inclusão devido a estes passarem mais tempo ociosos na baia em relação aos demais tratamentos. A digestibilidade da MS, PB, MO, CHOT e FDNcp diminuíram com o aumento do FMB na dieta. Já para os CNF a inclusão gradativa de FMB aumentou a digestibilidade deste nutriente provavelmente pelo aumento de amido da dieta. Para a digestibilidade do EE a inclusão de FMB na dieta teve um comportamento linear crescente se elevando com o aumento da proporção de farinha na dieta. Em relação aos parâmetros do líquido ruminal, o pH, a amônia, o ácido propiônico e o butírico não foram alteradas pela inclusão do FMB nas dietas, O ácido acético e a interação entre o ácido acético e o butírico obtiveram maiores concentrações no líquido ruminal com a elevação dos teores de FMB na dieta. Já os ácidos Iso-butírico, valérico e Iso-valérico diminuíram suas concentrações no líquido ruminal de cordeiros com o aumento dos níveis do FMB nas Dietas. Sendo assim, o FMB caracteriza-se como uma boa alternativa de subproduto para a alimentação de cordeiros confinados, principalmente como fonte de energia, desde que seja utilizado até o nível 20% de substituição ao milho. Pois até este nível de inclusão não causa perda significativas aos animais.
Presidente - 1886792 - MICHELLE DE OLIVEIRA MAIA PARENTE
Interno - 1655124 - ROSANE CLAUDIA RODRIGUES