Banca de QUALIFICAÇÃO: JANAYRA CARDOSO SILVA

DISCENTE: JANAYRA CARDOSO SILVA
DATA: 24/02/2016
LOCAL: Auditório do PPGCA
TÍTULO: Níveis de lisina digestível para rações de alevinos de tambaqui, com base no conceito de proteína ideal.
PALAVRAS-CHAVES: Colossoma macropomum, composição corporal, fase inicial, proteína ideal.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
RESUMO: Objetivou-se determinar a exigência de lisina digestível nas rações para alevinos de tambaqui (Colossoma macropomum). Foram utilizados 750 alevinos de tambaqui com peso inicial de 0,30 ± 0,02g em experimento com delineamento em blocos casualizados, composto por seis tratamentos, cinco repetições e vinte e cinco peixes por parcela. Os tratamentos foram constituídos de seis rações experimentais isoenergéticas, isocálcicas e isofosfóricas, com diferentes níveis de lisina digestível (1,300; 1,480; 1,600; 1,840; 2,020; e 2,200%), formuladas utilizando-se a técnica da “suplementação de aminoácidos”, com base no conceito de proteína ideal. Os peixes foram mantidos em caixas de polietileno (aquários) de 500 L dotados de abastecimento de água e aeração individuais, e foram alimentados ad libitum em seis refeições diárias durante 50 dias. Avaliaram-se parâmetros de desempenho, eficiência alimentar, deposições diárias de proteína e gordura corporais e a eficiência de retenção de nitrogênio. O consumo de ração, o consumo de proteína e a eficiência proteica para o ganho de peso dos peixes não variaram em função da elevação dos níveis de lisina digestível da ração. Para a conversão alimentar e taxa de crescimento específico dos peixes o modelo “Linear Response Plateau” – LRP foi o que melhor se ajustou aos dados, estimando em 1,588% e 1,578%, respectivamente, o nível de lisina digestível a partir do qual ocorreu um platô. A composição corporal (teores de umidade, proteína e gordura) e a taxa de deposição de gordura corporal dos peixes não variaram em função dos tratamentos. Observou-se aumento linear para a taxa de deposição de proteína corporal e efeito quadrático para a eficiência de retenção de nitrogênio em função da elevação dos níveis de lisina digestível da ração, aumentando essa variável até o nível estimado de 1,890%. Conclui-se que a recomendação dos níveis de lisina total e digestível para alevinos de tambaqui é de 1,82% (0,606% Mcal de ED) e 1,60% de lisina digestível (0,533% Mcal de ED), respectivamente, por proporcionar melhor ganho de peso.
Interno - 1691956 - FELIPE BARBOSA RIBEIRO
Interno - 1811904 - JEFFERSON COSTA DE SIQUEIRA