Banca de QUALIFICAÇÃO: CLÉSIO DOS SANTOS COSTA

DISCENTE: CLÉSIO DOS SANTOS COSTA
DATA: 04/11/2016
LOCAL: Auditório do PPGCA
TÍTULO: Estratégias de utilização do capim-Andropogon
PALAVRAS-CHAVES: Frequência de desfolha, intensidade de desfolha, manejo do pastejo, tratamento químico
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
RESUMO: Objetivou-se avaliar diferentes formas de utilização do capim-Andropogon no período chuvoso e no período seco. No período das águas foram avaliadas duas alturas de resíduo (15 e 30 cm) e quatro idades de rebrotação (25, 35, 45 e 55 dias) em delineamento inteiramente casualizado em arranjo fatorial, com quatro repetições. Foi avaliado a densidade populacional de perfilhos (DPP), altura, massa seca de folhas (MSF), massa seca de colmos (MSC), acúmulo de material morto (ACMM), massa seca de forragem total (MSFT) e relação folha/colmo (F/C). Foi retirado uma amostra para ser moída e utilizada nas análises químicas sendo avaliados os teores de matéria seca (MS), proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA) e lignina. No período da seca foi avaliado o efeito da amonização com ureia sobre o material de capim-Andropogon diferido, adotou-se o delineamento inteiramente casualizado, com cinco tratamentos (0, 2, 4, 6, e 8 % de adição de ureia, em % da MS) e cinco repetições (sacos para tratamento químico). Para avaliação da degradação in situ da MS, foi utilizado um ovino fistulado com peso vivo médio de 60 kg. Para degradação adotou-se DIC, em arranjo fatorial 5 x 4 (cinco níveis de ureia x quatro tempos de incubação 6, 24, 48 e 72).Observou-se efeito (P<0,05) da idade sobre a DPP, sendo que à medida que se elevou a idade resultou em redução da densidade, sendo o maior valor obtido aos 25 dias em comparação a idade de 55 dias de rebrotação. A maior densidade também foi observada na altura de resíduo de 15 cm em relação a de 30 cm. A altura apresentou efeito isolado da idade de rebrotação, sendo que, a maior altura foi registrada com idade de 55 dias e a menor com idade de 25 dias de rebrotação. A altura de resíduo não influenciou (P>0,05) a altura do pasto. A MSF sofreu efeito (P<0,05) da idade de rebrotação, ocorreu uma redução na participação da fração folha sendo registrado menor produção na idade de 55 dias e a maior na idade de 25 dias. A altura de resíduo não afetou significativamente a MSF. A idade de rebrotação influenciou de forma positiva na produção de MSC, sendo o maior valor registrado na idade de 55 dias em relação as demais idades estudas. Já o ACMM, foi influenciado pela idade de rebrotação. A altura de resíduo não afetou (P>0,05) o ACMM. A MSFT foi influenciada (P<0,05) pela idade de rebrotação. A altura de resíduo não afetou a MSFT. À medida que se elevou a idade de rebrotação a relação F/C também reduziu.O teor de MS e PB não foram influenciados (P>0,05) pela altura de resíduo. Já a idade influenciou (P<0,05) de forma crescente. Observou-se que idade influenciou negativamente o teor de FDN e FDA do capim. A amonização com ureia proporcionou redução linear (P<0,05) no teor de MS do capim-Andropogon. Verificou-se efeito linear positivo (P<0,05) para os teores de PB e efeito linear negativo (P<0,05) para fibra em detergente neutro, detergente ácido e hemicelulose e não houve efeito (P>0,05) para o teor de MM em função da amonizaçãodo capim-Andropogon diferido. A amonização com ureia proporcionou aumento na taxa de degradação da MS. Portanto manejo do capim-Andropogon nas chuvas deve ser realizado com idade de rebrotação de 25 dias e altura de resíduo de 15 cm. Já o pasto diferido pode ser melhorado com a técnica de amonização usando 8% de ureia.
Interno - 1645783 - ANDERSON DE MOURA ZANINE
Interno - 000.693.993-79 - MARCÔNIO MARTINS RODRIGUES - UFPI