Banca de QUALIFICAÇÃO: THALLES JOSÉ RÊGO DE SOUSA

DISCENTE: THALLES JOSÉ RÊGO DE SOUSA
DATA: 30/11/2016
LOCAL: PPGCA
TÍTULO: Níveis de fósforo digestível em rações para Tambaquis nas fases ente 1 e 20g e 20 e 100g
PALAVRAS-CHAVES: Colossoma macropomum. Exigência nutricional. Minerais
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
RESUMO: O fósforo é um dos minerais essenciais mais limitantes nos ingredientes de origem vegetal. Considerando a carência de informações a respeito da exigência de fósforo em rações nas diferentes fases de criação, objetivou-se determinar da exigência de fósforo em rações para tambaqui (Colossoma macropomum) nas fases de 1 a 20 g e de 20 a 100 g. Em ambas as fases, os tratamentos foram constituídos de seis rações experimentais isoproteicas, isoenergéticas e isocálcicas, com diferentes níveis de fósforo totais (0,42; 0,64; 0,86; 1,08; 1,30; e 1,52%) Os peixes foram mantidos em caixas de polietileno (aquários) de 500 L e foram alimentados ad libitum durante 63 e 49 dias, respectivamente. Avaliaram-se parâmetros de desempenho, eficiência alimentar, composição química corporal e taxas de deposição diária de proteína, gordura e fósforo corporais e a eficiências de retenção de nitrogênio. Na primeira fase foi utilizado 900 tambaquis com peso inicial de 0,51 ± 0,06g, em experimento com delineamento inteiramente casualizado, composto por seis tratamentos, cinco repetições por tratamento e trinta peixes por unidade experimental. Não houve variação no consumo de ração, no teor de gordura corporal e na eficiência de retenção de nitrogênio. Entretanto, o consumo de fósforo total dos peixes aumentou de forma linear em função da elevação dos níveis de fósforo total da ração. Para o ganho de peso o nível de fósforo total da ração estimado por meio da primeira intersecção da equação quadrática com o platô obtido pelo modelo LRP foi de 0,97%. A elevação dos níveis de fósforo total proporcionou efeito quadrático sobre a de taxa de crescimento específico, conversão alimentar, eficiência proteica para o ganho e eficiência de fósforo para o ganho, estimando em 0,99%, 1,03%, e 0,85% o nível de fósforo total. Com relação à composição corporal, a elevação dos níveis de fósforo promoveu aumento linear no teor de cinzas e influenciou de forma quadrática os teores de umidade, fósforo e proteína corporais, e as deposições diárias de proteína, gordura, cinzas e fósforo corporais, estimando essas variáveis até os níveis de 1,15%; 0,97%; 0,95%; 0,91%; 0,94%, 1,03% e 1,05%, respectivamente. Conclui-se que a recomendação dos níveis de fósforo total em rações para tambaqui na fase entre 1 e 20g para otimizar o ganho de peso e a deposição de fósforo corporal é de 0,66% e 1,05%, o que corresponde ao nível estimado de 0,33% e 0,75% de fósforo digestível, respectivamente. No segundo experimento foram utilizados 300 peixes com peso médio inicial em torno de 26,4 ± 0,68g, em delineamento inteiramente casualizado, composto por seis tratamentos, cinco repetições por tratamento, e dez peixes por parcela. A elevação dos níveis de fósforo na ração influenciou todas as variáveis estudadas exceto os teores de umidade e proteína corporal. A elevação dos níveis de fósforo proporcionou aumento de forma quadrática para o consumo de ração e aumento linear para o consumo de fósforo total. Para o ganho de peso e deposição de proteína corporal dos peixes, o nível de fósforo total da ração estimado por meio da primeira intersecção da equação quadrática com o platô obtido pelo modelo LRP foi de 1,00% e 0,81%, respectivamente. A conversão alimentar e a eficiência proteica melhoraram de forma quadrática em função da elevação dos níveis de fósforo total na ração até o nível estimado de 1,19%. A elevação dos níveis de fósforo total da ração piorou de forma quadrática a eficiência de fósforo para o ganho de peso dos peixes. O nível de fósforo total estimado para o teor de fósforo corporal por meio da primeira intersecção da equação quadrática com o platô estimado pelo modelo LRP, o foi de 0,96%. O modelo que melhor se ajustou ao teor de cinzas corporais e a eficiência de retenção de nitrogênio foi o quadrático, aumentando essas variáveis até o nível de fósforo total na ração de 1,15% e 1,19%, respectivamente. Utilizando à primeira intersecção da equação quadrática com o platô obtido por meio da equação LRP, o nível de fósforo total da ração estimado para deposição de proteína, cinzas e fósforo corporais foi de 0,95% e 0,85% e 1,05% respectivamente. Conclui-se que a recomendação dos níveis de fósforo total em rações para de tambaqui entre 20 e 100g para otimizar o ganho de peso e a deposição de fósforo corporal é de 1,00% e 1,05%, o que corresponde ao nível estimado de 0,67% e 0,75% de fósforo digestível, respectivamente.
Interno - 1691956 - FELIPE BARBOSA RIBEIRO
Interno - 1811904 - JEFFERSON COSTA DE SIQUEIRA