Banca de DEFESA: THALLES JOSÉ RÊGO DE SOUSA

DISCENTE: THALLES JOSÉ RÊGO DE SOUSA
DATA: 21/02/2017
LOCAL: Auditório do PPGCA
TÍTULO: Exigências de fósforo para tambaqui (Colossoma macropomum) em diferentes faixas de peso.
PALAVRAS-CHAVES: Colossoma macropomum. Exigência nutricional. Minerais
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
RESUMO: O fósforo é um dos minerais essenciais mais limitantes nos ingredientes de origem vegetal. Considerando a carência de informações a respeito da exigência de fósforo em rações nas diferentes fases de criação, objetivou-se determinar da exigência de fósforo em rações para tambaqui (Colossoma macropomum) em diferentes faixas de peso. Em ambas as fases, os tratamentos foram constituídos de seis rações experimentais isoproteicas, isoenergéticas e isocálcicas, com diferentes níveis de fósforo totais (0,42; 0,64; 0,86; 1,08; 1,30; e 1,52%) Na primeira fase foi utilizado 900 tambaquis com peso inicial de 0,51 ± 0,06g e na segunda fase foram utilizados 300 peixes com peso médio inicial em torno de 26,4 ± 0,68g, dispostos em delineamento inteiramente casualizado, composto por seis tratamentos, cinco repetições por tratamento. A elevação dos níveis de fósforo digestível na ração proporcionou efeito quadrático sobre o ganho de peso e conversão alimentar estimando em 0,64% e 0,70% o nível de fósforo digestível. Com relação à composição corporal, a elevação dos níveis de fósforo promoveu aumento linear no teor de cinzas e influenciou de forma quadrática o teor de fósforo corporal, e as deposições diárias de cinzas e fósforo corporais, estimando essas variáveis até 0,64%; 0,62%; 0,72% os níveis de fósforo digestível respectivamente. Conclui-se que a recomendação dos níveis de fósforo digestível em rações para tambaqui na fase entre 0,50 a 12g para otimizar o ganho de peso e a deposição de fósforo corporal é de 0,64% e 0,72%, o que corresponde ao nível estimado de 0,97% e 1,05% de fósforo total, respectivamente. No segundo experimento a elevação dos níveis de fósforo digestível na ração proporcionou efeito quadrático sobre o ganho de peso e conversão alimentar estimando em 0,88% e 0,85% o nível de fósforo digestível respectivamente. Com relação à composição corporal, a elevação dos níveis de fósforo promoveu aumento linear no teor de cinzas e influenciou de forma quadrática o teor de fósforo corporal, e as deposições diárias de cinzas e fósforo corporais, estimando essas variáveis até 0,95%; 0,79%; 1,02% os níveis de fósforo digestível respectivamente. Conclui-se que a recomendação dos níveis de fósforo digestível em rações para de tambaqui entre 26 e 90g para otimizar o ganho de peso e a deposição de fósforo corporal é de 0,88% e 1,02%, o que corresponde ao nível estimado de 1,22 % e 1,37% de fósforo total, respectivamente.
Interno - 1691956 - FELIPE BARBOSA RIBEIRO
Presidente - 1555857 - MARCOS ANTONIO DELMONDES BOMFIM