Banca de DEFESA: RAPHAEL RAMOS SILVA

DISCENTE: RAPHAEL RAMOS SILVA
DATA: 28/08/2018
LOCAL: Auditório do PPGCA
TÍTULO: MÉTODOS DE CONSERVAÇÃO DO RESTOLHO DE ABACAXI ‘PÉROLA’ PARA ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES
PALAVRAS-CHAVES: Ananas comosus var. comosus, conservação, qualidade de forragem.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Nutrição e Alimentação Animal
ESPECIALIDADE: Avaliação de Alimentos para Animais
RESUMO: Objetivou-se determinar a composição química e a degradabilidade in situ do restolho de abacaxi (RA) ‘Pérola’ em duas maneiras de conservação, sob a forma de silagem com diferentes níveis de feno de leucena e sob a forma amonizada. A pesquisa foi conduzida no setor de Forragicultura da Universidade Federal do Maranhão, em Chapadinha, MA. Para os dois experimentos adotou-se delineamento inteiramente casualizado, sendo que para silagem testaram-se seis tratamentos (RA pré-emurchecido e com 0, 10, 20, 30 e 40% de inclusão de feno de leucena com base na matéria natural), com cinco repetições e para a amonização, cinco tratamentos (0, 2, 4, 6 e 8% de ureia com base na matéria seca), com quatro repetições. O teor de matéria seca, proteína bruta, lignina e pH da silagem aumentaram linearmente (P<0,05) em função da inclusão do feno de leucena, enquanto o poder tampão, o teor de carboidratos solúveis e as perdas por efluentes apresentaram comportamento linear negativo. Para as variáveis perda por gases e recuperação de matéria seca da silagem observou-se comportamento quadrático (P<0,05) conforme o acréscimo de feno de leucena. Não observou-se efeito dos tratamentos nos dados referentes à FDN, FDA, hemicelulose e cinzas. Quanto ao desaparecimento ruminal da MS, houve efeito da adição de leucena (P<0,05) e dos tempos de incubação (P<0,05). Com o aumento dos níveis de inclusão houve diminuição no desaparecimento ruminal da MS. O desaparecimento da MS do RA pré-emurchecido apresentou diferença dos tratamentos com 30 e 40% de inclusão de feno no tempo de incubação 72h. Os valores da fração a foram semelhantes entre si, exceto a observada para RAPE. A fração insolúvel potencialmente degradável e a degradação potencial apresentaram aumento quando adicionado 10% de feno de leucena e, a partir daí, decresceram com o aumento dos níveis de inclusão. A degradabilidade efetiva da MS apresentou os valores mais elevados para as silagens sem ou com os menores níveis de inclusão de feno de leucena. Quanto aos resultados da amonização, verificou-se efeito (P<0,05) dos níveis de ureia sobre os teores de matéria seca, proteína bruta, fibra em detergente neutro e hemicelulose. A matéria seca apresentou comportamento linear LRP (Linear Response Platô), apresentando redução e em seguida manteve-se constante. A PB apresentou efeito linear crescente (P<0,05) conforme o aumento dos níveis de ureia, variando de 5,74% para 19,41% para os níveis 0 e 8% de ureia, respectivamente. Para o teor de FDN e hemicelulose houve redução linear decrescente (P<0,05) de 0,5% e de 0,53%, respectivamente, para cada 1% de ureia adicionada. Não houve efeito dos níveis de ureia sobre os teores de fibra em detergente ácido e lignina, que apresentaram valores médios de 30,75% e 5,10%, respectivamente. Houve efeito (P<0,05) do tempo de incubação no desaparecimento da MS e FDN, porém o mesmo não foi observado (P>0,05) entre os níveis de ureia e para interação ureia x tempo de incubação. O tratamento do feno de RA com ureia, não influenciou a fração solúvel, nem a degradabilidade da MS. O processo de amonização também não afetou as degradabilidades efetivas da MS, que apresentaram médias de 56,4%, 45,8% e 40,9% para as taxas 2%/h, 5%/h e 8%/h, respectivamente. Os níveis de ureia exerceram reduzido efeito sobre os parâmetros de degradabilidade da FDN, com redução de apenas 2,9 pontos percentuais na fração não degradável padronizada comparando o controle com a inclusão de 8% de ureia, refletindo em reduzida alteração na fração potencialmente degradável e na taxa de passagem. O restolho de abacaxi tanto sob a forma de silagem associado a 10% de inclusão de feno de leucena, quanto em condição de feno, apresenta valor nutricional satisfatório à alimentação de ruminantes.
Externo à Instituição - DANIEL LOUÇANA DA COSTA ARAÚJO - UFPI
Interno - 1693877 - HENRIQUE NUNES PARENTE