Banca de DEFESA: JAKELINE VERAS DA SILVA

DISCENTE: JAKELINE VERAS DA SILVA
DATA: 06/05/2021
LOCAL: Via Webconferência pelo Link https://meet.google.com/hud-ipyz-swf
TÍTULO: EXIGÊNCIA DE VALINA DIGESTIVEL PARA TAMBAQUI COM DIFERENTES PESOS CORPORAIS
PALAVRAS-CHAVES: Colossoma macropomum, aminoácidos, exigências nutricionais.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Nutrição e Alimentação Animal
ESPECIALIDADE: Exigências Nutricionais dos Animais
RESUMO: A valina é um aminoácido essencial pertencente ao grupo dos aminoácidos de cadeia ramificada, juntamente com o a leucina e isoleucina, e possui funções fisiológicas como a regulação da tradução e o início da síntese de proteína. O tambaqui (colossoma macropomum) destaca-se como a principal espécie nativa comercializada no país, porém ainda são escassos na literatura informações sobre exigência de valina. Objetivou-se determinar as exigências de valina digestível para tambaqui com diferentes pesos corporais. Foram utilizados 720 tambaqui em dois experimentos, sendo um grupo com 360 peixes com peso corporal inicial de 33,28±0,19g e outro com 360 peixes de peso inicial de 121,19±1,29g. Ambos os experimentos foram distribuídos em um delineamento experimental inteiramente casualizado (DIC), composto por cinco tratamentos, quarto repetições e 15 peixes por unidade experimental, e duração de 50 dias. Os tratamentos foram constituídos de cinco rações experimentais, com níveis de 0,50; 0,70; 0,90; 1,10 e 1,30% de valina digestível. Os peixes foram mantidos em caixas de polietileno dotadas de abastecimento de água e aeração individual, e alimentados à vontade em seis refeições diárias. Avaliaram-se parâmetros de desempenho, composição corporal, taxas de deposições diárias de proteína, gordura e cinzas corporais e a eficiência de retenção corporal de nitrogênio. O consumo de ração não variou e o consumo de valina digestível aumentou linearmente em função da elevação dos níveis de valina em ambos os experimentos. Para o ganho de peso e taxa de crescimento especifico, observou-se aumento de forma linear para o peso corporal de 33 g e efeito quadrático para o peso corporal de 121g, aumentando essa variável até os níveis de 0,92 e 0,94%, respectivamente. A conversão alimentar apresentou efeito quadrático para ambos os pesos corporais, reduzindo essa variável até o nível de 1,17 e 0,93%, respectivamente. Os teores de matéria seca, umidade e cinzas obtiveram efeito não significativo para o peso corporal de 33 g e efeito linear para matéria seca e umidade para os animais com peso corporal de 121g. A proteína bruta e gordura bruta obtiveram efeito quadrático com nível estimado em 1,07, 0,9% e 1,07, 0,10% de valina digestível para os animais com pesos corporal de 33 e 121g, respectivamente. Para animais de 33g observou-se elevação de forma quadrático para as variáveis deposição de proteína corporal, deposição de gordura corporal e eficiência de retenção de nitrogênio até os níveis estimados em 1,19, 0,94 e 0,94%, respectivamente. Para animais de 121 observou-se elevação de forma quadrático para deposição de proteína corporal e eficiência de retenção de nitrogênio até os níveis ótimo estimado de 0,91 e 0,82%, respectivamente. Conclui-se que a exigência de valina digestível em dieta para tambaqui com peso corporal de 33g é estimado em 1,19% e para tambaqui com peso corporal de 121g é de 0,91%, por proporciona maior deposição de proteína corporal.
Externo ao Programa - 059.752.466-10 - DAPHINNE CARDOSO NAGIB DO NASCIMENTO - UFMA
Presidente - 1691956 - FELIPE BARBOSA RIBEIRO
Interno - 1555857 - MARCOS ANTONIO DELMONDES BOMFIM