Parceria entre o Câmpus de Chapadinha e a Embrapa Meio-Norte avança e incorpora novos pesquisadores

2023-09-29 18:40:09.705

Acordo de cooperação entre as duas instituições pode incrementar a pesquisa na UFMA e melhorar a agricultura na região do leste maranhense

O Centro de Ciências de Chapadinha recebeu, na manhã desta sexta-feira, 29, mais uma visita de representantes da Embrapa Meio-Norte para discutir ações e projetos de pesquisa que poderão impulsionar a agricultura na região do leste maranhense. Algumas dessas ações envolvendo integração lavoura-pecuária-floresta deverão ser implementadas já na próxima safra, e contarão com a participação de novos pesquisadores da Embrapa, além de professores e estudantes do CCh.

A equipe da Embrapa Meio-Norte foi recebida pelo diretor do Câmpus de Chapadinha, professor Marcos Antônio Delmondes Bomfim, e por professores dos cursos de Engenharia Agrícola, Zootecnia, Ciências Biológicas e Agronomia. Durante o encontro, foram apresentadas duas novas pesquisadoras da Embrapa que atuam na área de produção animal, Danielle Maria Machado Ribeiro Azevedo e Izabella Cabral Hassum.

Viemos apresentar as linhas de pesquisa dessas colegas, o que vai ser feito aqui na região e, de fato, agregar professores e estudantes da UFMA nesses trabalhos que serão conduzidos por essas pesquisadoras. A ideia, portanto, foi mostrar que alguma coisa na área de produção animal será executada e, teoricamente, agregar as competências da UFMA junto a esses trabalhos”, explicou o representante da Embrapa, Henrique Antônio de Sousa.

Para Henrique, a participação de professores e estudantes de pós-graduação nesse acordo de cooperação entre a UFMA e a Embrapa é fundamental. “O envolvimento de professores, pesquisadores e, principalmente, dos estudantes de pós-graduação, tanto do curso de Ciência Animal quanto do curso de Ciências Ambientais, é muito importante, porque eles poderão atuar dentro dos projetos de pesquisa da Embrapa e, em algum momento, utilizar a nossa infraestrutura, contribuindo com as ações de pesquisa. Quando isso acontecer, nossa parceria estará, de fato, consolidada”, frisou.

A médica veterinária e pesquisadora da Embrapa Daniela Azevedo, que atua nas áreas de bioclimatologia e comportamento animal, considera essa iniciativa fundamental tanto para pesquisadores e estudantes como para os produtores. “Vamos estudar o comportamento e a parte de ambiente, a parte de bioclimatologia, a ambiência do animal na propriedade, correlacionando com o trabalho de outros colegas também no sistema de integração, lavoura, pecuária e floresta. Queremos ver como facilitar o manejo dos animais e trazer respostas para os produtores dentro do sistema de integração. Então, observando o comportamento do animal, a gente sabe que ele dá mostras do que é melhor para si. E sendo melhor para ele, é melhor também para a produtividade. Consequentemente, para o produtor”, declarou a pesquisadora.

De acordo com o diretor do CCh, Marcos Bomfim, essa reunião foi mais uma oportunidade para alinhar a possibilidade de parceria entre as duas instituições. “A nossa intenção é que, cada vez mais, o Câmpus de Chapadinha se integre com empresas públicas e instituições que desenvolvem atividades comuns, a fim de que possamos fortalecer e gerar produtos e serviços para o Estado do Maranhão”, ressaltou.

Texto  Ivandro Coêlho
Revisão: Jáder Cavalcante