Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. DISCENTE: VALERIA PAULA MENDONÇA DATA: 23/10/2020 HORA: 14:00 LOCAL: Remota/On-line TÍTULO: Frequência do conhecimento de resultado autocontrolado na aprendizagem motora de idosos PALAVRAS-CHAVES: Feedback. Liberdade de escolha. Timing coincidente. Envelhecimento. PÁGINAS: 52 GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde ÁREA: Educação Física RESUMO: O conhecimento de resultado (CR) é uma categoria de feedback extrínseco com informações sobre o resultado do desempenho ao realizar uma tarefa e consiste um dos principais fatores que afetam a aquisição de habilidades motoras. A partir da década de 1990 o efeito do autocontrole da solicitação dessa informação e os mecanismos decorrentes dessa possibilidade de escolha na aprendizagem motora passou a ser investigado. Os resultados do CR autocontrolado na aprendizagem de idosos não têm sido consistentes como em adultos. Desta forma, o objetivo deste estudo é investigar o efeito do CR autocontrolado na frequência de solicitação de CR e na aprendizagem motora de idosos. Participarão desse estudo 50 idosos (60 a 74 anos), que praticarão uma tarefa de timing coincidente. O delineamento experimental consistirá de três fases: aquisição; retenção e transferência (imediata e atrasada). Os idosos realizarão todas fases do experimento e posteriormente serão divididos em dois grupos de acordo com a frequência de solicitação de CR: Auto>frequência e Auto MEMBROS DA BANCA: Presidente - 2171165 - CINTHYA WALTER Interno - 2207618 - CARINA HELENA WASEM FRAGA BIANCO Interno - 1146648 - EMANUEL PERICLES SALVADOR Interno - 2042280 - MARIO ALVES DE SIQUEIRA FILHO Externo à Instituição - FLAVIO HENRIQUE BASTOS - USP