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Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE GUILHERME BOTTENTUIT VIEIRA

2021-11-30 16:54:30.011

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE GUILHERME BOTTENTUIT VIEIRA
DATA: 10/12/2021
HORA: 14:00
LOCAL: On-line
TÍTULO: ANÁLISE E COMPARAÇÃO DOS ÍNDICES DE EFICIÊNCIA FÍSICA EM PARTIDAS OFICIAIS DE FUTEBOL
PALAVRAS-CHAVES: Futebol; Controle de carga; Índice de eficiência
PÁGINAS: 51
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: Introdução: O futebol é um esporte predominantemente aeróbio com características intermitentes. Preparadores físicos e fisiologistas tem utilizado a carga externa e interna para desenvolver diferentes estratégias para controlar a carga de treinamento. Como forma de controle tem sido utilizado no meio desportivo a razão entre a carga externa e interna, chamado de índice de eficiência física sendo calculado pela fórmula [Distância por minuto / %FCmed]. Recentemente Reinhardt et al. (2020) propõe considerar não apenas a FC e a velocidade média, mas também as acelerações executadas devido ao aumento desta ações nas partidas de futebol. Deste modo eles propõe um novo IEF, através da fórmula [Nº de acelerações / %FCmed x Distância por minuto]. Objetivo: Comparar os dois índices de eficiência física (EEFindex x New EEFindex) propostos na literatura em partidas de futebol. Materiais e métodos: O estudo analisou 14 partidas oficiais, disputadas por um time profissional de futebol da série B do Brasil (idade: 25,40 ± 3,24 anos; peso: 74,17 ± 4,60 Kg; altura: 179,10 ± 7,94 cm; %G: 10,48 ± 1,14; %mm: 47,17 ± 1,67; IRL2: 696,00 ± 155,72 m; VO2: 54,76 ± 12,24 ml/Kg/min.), que mantinha treinamentos regulares e sistematizados, e disputava competições regionais e nacionais organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol durante a temporada 2018. As variáveis analisadas foram, distância total percorrida, distancia percorrida por minuto, distância percorrida em zonas de velocidade, número de sprints, número de acelerações e número de desacelerações. Os dados são apresentados como média ± desvio-padrão. Pressuposições de normalidade foram verificadas por Shapiro-Wilks test. Para comparação entre Índice de eficiência e o novo Índice de eficiência, empregou-se o Student’s t-test para amostras pareadas. Todas as análises estatísticas foram realizadas pelo software GraphPadPrism 6 e o nível de significância adotado foi de p < 0,05. Resultados: Os valores médios para o marcador distância total percorrida foram 9712,00 ± 490,90 m. Já os valores médios para o marcador corridas em alta velocidade foram 496,80 ± 88,28 m. Os números médios de sprints foram 50 ± 5. Os valores médios para o número de acelerações foram 103,4 ± 8,91. Já os valores médios para o número de desacelerações foram 99,72 ± 9,06. Quando comparado o Índice de Eficiência e do Novo Índice de Eficiência, o Novo índice de eficiência foi superior (EEfindex: 1,18; EEFindex new: 1,35; p < 0,05). Conclusão: O presente estudo verificou que o novo índice de eficiência, incluindo as acelerações, apresenta-se como uma ferramenta mais adequada no controle de carga, pois do ponto de vista biomecânico e fisiológico é uma ação mais exigente o que gera taxas altas de desenvolvimento de força acarretando em maiores danos musculares levando a níveis de estresse fisiológico e mecânico que podem afetar o desempenho da partida e o cronograma de recuperação pós-partida.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2409611 - ALMIR VIEIRA DIBAI FILHO
Interno - 1997129 - CHRISTIAN EMMANUEL TORRES CABIDO
Presidente - 1020434 - CHRISTIANO EDUARDO VENEROSO
Externo à Instituição - EDUARDO MENDONÇA PIMENTA - UFMG
Interno - 503.259.140-87 - GUILHERME DE AZAMBUJA PUSSIELDI - UFV

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