Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: ERNANI EUGENIO DOS SANTOS NETO

2022-01-25 11:59:01.875

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERNANI EUGENIO DOS SANTOS NETO
DATA: 31/01/2022
HORA: 14:00
LOCAL: NÚCLEO DE ESPORTE - ONLINE - REMOTO
TÍTULO: EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO DAS WHEY PROTEINS, TREINAMENTO RESISTIDO E USO DE DECANOATO DE NANDROLONA POR DOZE SEMANAS SOBRE O MÚSCULO ESTRIADO CARDÍACO DE RATOS WISTAR
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Whey Proteins, Treinamento Resistido, Decanoato de Nandrolona. Hipertrofia Ventricular Esquerda. Coração.
PÁGINAS: 88
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: RESUMO Introdução: Há diversas formas pelas quais as proteínas do soro do leite propiciam a hipertrofia muscular e o ganho de força, melhorando, assim o treinamento e o desempenho físico. Muitos indivíduos buscam uma melhoria da sua estética corporal, por vezes motiva os individuo a buscar métodos questionáveis por caminhos que não consideram o acesso às informações adequadas impulsionadas a utilização abusiva de substancias ilícita que prometem acelerar seus objetivos estéticos. O uso indevido dessa substância pode ocorrer em todas as categorias do esporte. A aplicação dessas substancias tem sido associada a alterações patológicas cardíacas e até eventos cardíacos fatais. Arritmias letais súbitas, hipertrofia cardíaca e infarto agudo do miocárdio não fatal ocorreram nesses usuários. Objetivo: Avaliar a hipertrofia ventricular esquerda de ratos wistar machos após doze semanas de treinamento resistido, suplementados com whey proteins e inoculados com decanoato de nandrolona. Materiais e Métodos: foram utilizados 22 ratos machos wistar divididos em 03 grupos, contendo dois grupos com oito animais e um grupo com seis animais sendo: W2D (suplementado de 2g/kg/dia de whey protein), TD (treinamento resistido e inoculação de 1mg/kg/semana de decanoato de nandrolona) TW2D (treinamento resistido, suplementação de 2g/kg/dia e inoculação de 1mg/kg/semana de decanoato de nandrolona). Os ratos permaneceram em um ciclo de iluminação claro escuro de 12 horas alimentados com ração e água ad Libidum. Os animais foram submetidos a treinamento resistido três vezes na semana, com suplementação diária e inoculação de decanoato de nandrolona uma vez por semana. Após a eutanásia foi realizado a análise dos parâmetros e pesagem do coração. Resultados: massa cardíaca descrita apresenta semelhança entre os grupos W2D e TW2D, sendo 1,48g e 1,41g e uma diferença entre o grupo TD de 1,32g. o índice de hipertrofia cardíaca descrito evidência uma semelhança entre elas sendo W2D de 0,0035g, TD de 0,0034g e TW2D de 0,0035g. Massa corporal foi encontrada um aumento de ordem crescente a cada semana em todos os grupos, indicando progresso dessa variável. Conclusão: Apontado através de uma análise descrita e comparativa com outros estudos podemos concluir que os resultados indicam que mesmo em uma única dosagem semanal e mínima (0,5mg/kg), de decanoato de nandrolona conciliada com treinamento resistido podem gerar efeitos deletérios ao coração.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1740634 - FRANCISCO NAVARRO
Interno - 3229371 - ANDRÉA DIAS REIS
Interno - 1326302 - CARLOS EDUARDO NEVES AMORIM
Interno - 2198290 - HERIKSON ARAUJO COSTA
Externo ao Programa - 2411766 - ANA EUGENIA RIBEIRO DE ARAUJO FURTADO ALMEIDA
Externo à Instituição - FRANCISCO LUCIANO PONTES JÚNIOR - USP
Co-orientador - 2196693 - ANTONIO COPPI NAVARRO

fim do conteúdo