Banca de QUALIFICAÇÃO: LEUDYENNE PACHECO DE ABREU

2022-12-06 09:36:16.189

DISCENTE: LEUDYENNE PACHECO DE ABREU
DATA: 16/12/2022
LOCAL: Ambiente virtual (Google Meet)
TÍTULO: Prevalência e fatores associados a sarcopenia
PALAVRAS-CHAVES: Envelhecimento. Força Muscular. Massa Muscular Esquelética. Desempenho Físico.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: Objetivo: Estimar a prevalência de sarcopenia na população idosa e os principais fatores associados a essa condição. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo transversal, descritivo. A amostra foi composta por mulheres com idade igual ou superior a 60 anos, integrantes do Programa Universidade Integrada da Terceira Idade (UNITI), da Universidade Federal do Maranhão. Participaram do processo de coleta dos dados, as idosas que participavam de forma assídua da UNITI e que não apresentassem limitações osteomioarticulares que pudesse prejudicar a realização dos testes, além de aceitarem participar voluntariamente. Foram excluídas: as voluntarias que apresentassem comprometimento da capacidade cognitiva ou que desejaram se retirar do estudo. Os procedimentos de obtenção das informações ocorreram em dois dias, com intervalo máximo de 14 dias entre elas. O primeiro dia de coleta contou com a assinatura do TCLE, preenchimento da anamnese e do miniexame de estado mental, questionário de depressão geriátrica, além disso, foram realizados os seguintes testes: Timed Up and Go (TUG), o Short Physical Perfomance Battery (SPPB) e o teste de Força de preensão manual (JAMAR®). Para o segundo dia de avaliações, foram realizados os questionários SARC-F e IPAQ e aplicada a escala de KATZ, além da realização das medidas de massa corporal, estatura, composição corporal com bioimpedância elétrica (Sanny®-1011), circunferências de quadril, panturrilha, braço, cintura, recordatório alimentar de 24 horas e mini avaliação nutricional. Resultados: Inicialmente fizeram parte do estudo um total de 69 idosos, sendo 19 deles foram excluídos em decorrência da ausência de dados, resultando em uma amostra final de 50 mulheres idosas residentes na comunidade. A população estudada possui idade 67,12±5,13 anos, massa corporal 62,46±10,44 kg e estatura 154,04±5,32 cm. Nenhuma idosa apresentou risco de sarcopenia pelo SARC-F. Analisando a força muscular pelos testes de força de preensão manual e teste de sentar e levantar, 8% apresentaram baixa força muscular. Para massa muscular esquelética, 18% apresentaram valores abaixo dos valores de corte, e quando avaliado o desempenho físico, 42% da população apresentou desempenho reduzido. A sarcopenia foi observada em 2% da população estudada, 8% apresentaram pré-sarcopenia e 4% sarcopenia severa. Sendo possível observar uma prevalência de 3% de sarcopenia na população. Conclusão: A população idosa comunitária ativa participante de programas para a terceira idade apresentam menor prevalência de sarcopenia quando comparadas a outros grupos de idosos.
Presidente - 2042280 - MARIO ALVES DE SIQUEIRA FILHO
Interno - 3229371 - ANDRÉA DIAS REIS