Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: LURDILENE DOS SANTOS PINHEIRO

2022-12-13 09:08:43.186

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LURDILENE DOS SANTOS PINHEIRO
DATA: 20/12/2022
HORA: 08:00
LOCAL: Google Met (remoto)
TÍTULO: COMPARAÇÃO DO EXERCÍCIO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE COM EXERCÍCIO MODERADO NA ATENÇÃO CONCENTRADA DE ADULTOS JOVENS
PALAVRAS-CHAVES: Atividade física. Estímulos. Cognição
PÁGINAS: 35
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: Introdução: Atualmente várias evidências sugerem que o exercício físico pode melhorar as funções cognitiva e psicológica. Além disso, a intensidade do exercício é vista como um parâmetro importante que modula os efeitos induzidos pelo exercício na cognição. Contudo, ainda não encontramos trabalhos que investigassem o efeito do exercício intervalado de alta intensidade (HIIT) na atenção concentrada, encontramos apenas efeitos dos exercícios contínuos de intensidades moderada. Objetivo: investigar e comparar o efeito de uma sessão de exercício intervalado de alta intensidade (HIIT) e exercício moderado (EM) com carga de trabalho semelhantes na atenção concentrada de adultos jovens. Materiais e métodos: Participaram 19 adultos jovens fisicamente ativos que foram convidados via redes sociais (WhatsApp, Instagram e Facebook). Os participantes foram submetidos a uma situação de familiarização e três situações experimentais: situação controle (CON), EM e HIIT (realizadas em ordem aleatória) para medida da atenção concentrada antes e após cada intervenção. Na primeira visita, foram realizadas as medidas das variáveis antropométricas, determinação do consumo máximo de oxigênio e familiarização com a situação experimental. Na segunda, terceira e quarta visita, os participantes realizaram as situações experimentais (CON, EM ou HIIT) com intervalo de 7 dias entre cada situação. Nas situações experimentais a atenção concentrada foi avaliada antes e após cada situação experimental pelo teste de atenção concentrada de Toulouse-Piéron. Análise estatística: Foi verificada a normalidade da distribuição dos dados (ShapiroWilk) e a homocedasticidade (Levene). Após confirmação da distribuição normal das variáveis foi utilizado a análise de variância com um fator de variação e medidas repetidas e post hoc de Tukey quando necessário. Todos os resultados de variáveis paramétricas foram apresentados com média ± desvio padrão e adotamos nível de significância p<0,05. Resultados: na variação (pré e pós situação) a atenção concentrada na variável rapidez mostrou que HIIT (17,78 ± 13,62 pontos(pts)) e o EM (22,05 ± 17,27 pts) tiveram diferença estatisticamente significativa comparado a situação controle (3,94 ± 9,32 pts) (p<0,05), com aumento de 10,5% no pós HIIT e no pós EM de 13,6%. Assim demonstrando que os participantes estavam mais atentos pós exercício. Já na variação da variável qualidade observou diferença significativa do HIIT (-17,73 ± 13,35 pts) e do EM (-21,52 ± - 7,66 pts), comparado com a situação controle (-3,52 ± -9,3 pts) (p <0,05). Houve uma melhora da qualidade de 31,2% no pós EM e 28,7% no HIIT. Logo ressaltando um aumento na capacidade de concentração. Conclusão: Ambos exercícios, HIIT e EM são medidas não-farmacológicas para melhorar a atenção concentrada. Mas para aqueles que tem pouco tempo, o HIIT pode ser uma melhor alternativa.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 044.334.136-23 - THIAGO TEIXEIRA MENDES
Interno - 3847130 - CARLOS JOSE MORAES DIAS
Interno - 2198290 - HERIKSON ARAUJO COSTA
Externo à Instituição - MARCELA RODRIGUES DE CASTRO - UFBA
Externo à Instituição - VICTOR HUGO DE FREITAS - UFBA

fim do conteúdo