Banca de QUALIFICAÇÃO: KALINA COSTA NASCIMENTO

DISCENTE: KALINA COSTA NASCIMENTO
DATA: 25/01/2023
LOCAL: https://meet.google.com/xig-jfue-zft
TÍTULO: CORRELAÇÃO DA CAPACIDADE FÍSICA E DESEMPENHO COGNITIVO EM IDOSAS COM COMPROMETIMENTO COGNITIVO LEVE ANTES E APÓS 36 SEMANAS DE TREINAMENTO FÍSICO MULTIMODAL
PALAVRAS-CHAVES: Comprometimento cognitivo leve, capacidade funcional, desempenho cognitivo
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: Objetivos: Analisar a correlação entre os indicadores de capacidade funcional e de desempenho cognitivo em idosas com comprometimento cognitivo leve antes e após um período de treinamento multimodal de 36 semanas. Materiais e Métodos: Foi realizado um estudo pré-experimental, longitudinal, de caráter quantitativo, com a participação de 10 idosas com comprometimento cognitivo leve (CCL) que não praticavam exercícios físicos regulares. Para estudar a correlação da capacidade física e de desempenho cognitivo, as idosas participaram de um programa de exercício físico multimodal de 36 (trinta e seis) semanas. Durante o estudo as participantes foram avaliadas em dois momentos, pré-treinamento (semana 0) e pós-treinamento (semana 36). Para a avaliação da capacidade funcional foram utilizados os testes de caminhar 10 metros (C10m), levantar-se da posição sentada (LPS) e caminhada de 6 minutos (C6min); e para avaliação da cognição foi utilizado o questionário Mini Exame do Estado Mental (MEEM). Para análise estatística, primeiramente foi verificada a normalidade (Kolmogorov-Smirnov), para a comparação dos testes físicos o teste t de Student pareado, e para o desempenho cognitivo o teste não paramétrico de Wilcoxon. Para testar a correlação de capacidade funcional e desempenho cognitivo, foi realizada a correlação de Spearman. Foi considerado p<0,05 como significância. Resultados: Observamos que o treinamento multimodal de 36 semanas elevou os scores no MEEN das participantes com CCL de 21,5 (16,0 – 25,5) para 26,5 (23,7 – 30,0) após o período de treinamento multimodal. Nas análises de correlação entre desempenho cognitivo e as variáveis de capacidade funcional, não houve correlação significativa, no período pré-treinamento, C10m (rho=-0,21, p=0,51); C6min (rho = 0,31, p=0,36) e LPS (rho=-0,39, p=0,24), assim como no período pós-treinamento valores com C10m (rho= -0,24, p= 0,46); C6min (rho= 0.09, p= 0,78) e LPS (rho= 0,41, p= 0,21). Conclusão:
Presidente - 044.334.136-23 - THIAGO TEIXEIRA MENDES
Interno - 1326302 - CARLOS EDUARDO NEVES AMORIM