Banca de DEFESA: KALINA COSTA NASCIMENTO

DISCENTE: KALINA COSTA NASCIMENTO
DATA: 31/01/2023
LOCAL: https://meet.google.com/eqa-hhhq-kex
TÍTULO: CORRELAÇÃO DA CAPACIDADE FÍSICA E DESEMPENHO COGNITIVO EM IDOSAS PARTICIPANTES DE UM PROJETO DE TREINAMENTO NA CIDADE DE PINHEIRO - MA
PALAVRAS-CHAVES: Capacidade funcional, desempenho cognitivo
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: Objetivos: Analisar a correlação entre capacidade funcional e estado cognitivo em idosas. Materiais e Métodos: Foi realizado um estudo pré-experimental, longitudinal, de caráter quantitativo, com a participação de 25 idosas que não praticavam exercícios físicos regulares. Para estudar a correlação da capacidade física e de desempenho cognitivo, fora feitos testes de capacidade funcional foram utilizados os testes de caminhar 10 metros (C10m), levantar-se da posição sentada (LPS) e caminhada de 6 minutos (C6min); e para avaliação da cognição foi utilizado o questionário Mini Exame do Estado Mental (MEEM). Para análise estatística, primeiramente foi verificada a normalidade (Kolmogorov-Smirnov), para a comparação dos testes físicos o teste t de Student pareado, e para o desempenho cognitivo o teste não paramétrico de Wilcoxon. Para testar a correlação de capacidade funcional e desempenho cognitivo, foi realizada a correlação de Spearman. Foi considerado p<0,05 como significância. Resultados: Na caracterização da amostra foi possivel identificar, a idade foi de 68,7 ± 6,6 anos, já em relação a escolaridade foi de 5,5 ± 4,6 anos, a estatura foi 149,3 ± 4,70 cm, massa corporal foi de 66,2 ± 12,3 kg, o IMC foi de 29,72 ± 5,74kg/m2. Quanto aos testes de capacidade funcional e cognitivo, não houve correlação significativa (r= -0,29, p= 0,14), (r= 0,25, p= 0,22), (r= 0,051, p= 0,79). Conclusão: Quantos aos achados os testes de capacidade funcional (C10m, C6min e LPS) e a função cognitiva encontrados nesta pesquisa, assim como outros estudos, não encontraramos correlação.
Presidente - 044.334.136-23 - THIAGO TEIXEIRA MENDES
Interno - 1326302 - CARLOS EDUARDO NEVES AMORIM