Banca de QUALIFICAÇÃO: GUSTAVO DE SÁ OLIVEIRA LIMA

DISCENTE: GUSTAVO DE SÁ OLIVEIRA LIMA
DATA: 20/04/2023
LOCAL: https://meet.google.com/itq-nijb-any
TÍTULO: Avaliação da pressão arterial e aptidão cardiorrespiratória de crianças e adolescentes com e sem alterações preditivas a hipertensão
PALAVRAS-CHAVES: Aptidão física; Sono; Pressão arterial; Ensino Médio
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: Objetivo: Correlacionar crianças e adolescentes com grau de pressão arterial elevado, com grupo controle, a partir da análise da aptidão cardiorrespiratória, aspecto socioeconômico e avaliação alimentar em escolares de São João dos Patos-MA. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo transversal, quali-quantitativo. Para a realização do estudo, realizaremos os testes com dois grupos de voluntários, sendo um grupo controle CTL n=37 alunos e um grupo experimental EXP n=37 previamente identificados com a Pressão arterial (PA) alterada. A mensuração da aptidão cardiorrespiratória será através do protocolo da PROESP-BR, consistindo em teste de corrida e caminhada de 6 minutos, para a avaliação alimentar, será utilizado um questionário de frequência alimentar semanal (7 dias) (Webdiet), as medidas antropométricas serão realizados o índice de massa corporal (IMC) e o protocolo de 2 dobras cutâneas. Além disso, para avaliação do perfil de crononutrição será utilizado o questionário validado Chrononutrition Profile – Questionnaire (CP-Q, A aferição dá PA acontecerá em quatro momentos, antes da realização do teste para aptidão cardiorrespiratória. Imediatamente após teste, 15 minutos após e 30 minutos após a realização. Para tanto, após teste de normalidade dos dados, serão tabulados por meio do pacote estatístico Jamovi, e apresentados através da estatística descritiva/inferencial. Nível de significância adotado p < 0,05. Palavras-chave: Crianças. Hipertensão. Aptidão cardiorrespiratória.
Presidente - 298.083.228-67 - MARCOS ANTONIO DO NASCIMENTO
Interno - 2198290 - HERIKSON ARAUJO COSTA