Banca de QUALIFICAÇÃO: LEONARDO PEREIRA DA SILVA

DISCENTE: LEONARDO PEREIRA DA SILVA
DATA: 19/04/2023
LOCAL: https://meet.google.com/hgt-ouiy-cgx
TÍTULO: Estudo da aptidão física, qualidade do sono e pressão arterial em discentes do Ensino Médio de São João dos Patos/MA
PALAVRAS-CHAVES: Aptidão física; Sono; Pressão arterial; Ensino Médio
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: O objetivo geral desse estudo é analisar o nível de aptidão física, qualidade do sono e pressão arterial em discentes do Ensino Médio de São João dos Patos/Maranhão. Participarão desse estudo 122 adolescentes de ambos os sexos, regularmente matriculados no Ensino Médio em escolas públicas de São João dos Patos/MA. A pressão arterial será avaliada em repouso, na posição sentada com as pernas descruzadas e apoiados no chão e o braço suportado no nível do coração. A qualidade do sono será analisada mediante aplicação do questionário Índice de qualidade do sono de Pittsburgh, onde distúrbios do sono presentes no período de um mês anterior à data da aplicação do instrumento serão investigados. A aptidão física, será avaliada através da bateria de testes do PROESP-BR como a flexibilidade, resistência cardiorrespiratória, resistência abdominal e razão cintura-estatura. O percentual de gordura será mensurado por meio da aferição das dobras cutâneas. Os dados serão apresentados em média ± desvio padrão ou mediana e intervalo interquartil, frequências e percentuais. O nível de significância estatística adotado será de p<0,05. Será aplicado o test-t não pareado ou teste U Mann Whitney e o teste de qui-quadrado para realizar possíveis comparações entre as variáveis. Teste de correlação de Pearson ou Spearman será utilizado para investigar possíveis correlações. Como não é frequente a análise da pressão arterial e do sono em adolescentes no âmbito escolar, bem como correlaciona-los com a aptidão física, acredita-se ser possível identificar uma alta prevalência de níveis pressóricos elevados e má qualidade do sono, além de discentes com baixos níveis de aptidão física.
Presidente - 298.083.228-67 - MARCOS ANTONIO DO NASCIMENTO
Interno - 3847130 - CARLOS JOSE MORAES DIAS