Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIS GUSTAVO DIAS RABELO

DISCENTE: LUIS GUSTAVO DIAS RABELO
DATA: 13/04/2023
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA/CCBS
TÍTULO: ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E O POLIMORFISMO RS9939609 (GENE FTO), EM RELAÇÃO À MODULAÇÃO AUTONÔMICA CARDÍACA EM ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO LUÍS DO MA.
PALAVRAS-CHAVES: Polimorfismo do gene FTO. Variabilidade da frequência cardíaca. Nível de atividade física.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: Objetivo: Analisar a influência do nível de atividade física e o polimorfismo rs9939609 (gene FTO), em relação à modulação autonômica cardíaca em estudantes de uma escola pública de São Luís do MA. Materiais e métodos: Foi conduzida uma pesquisa de campo de natureza descritiva, quantitativa e transversal, composta por 288 estudantes de ambos os sexos, com idades entre 11 e 18 anos incompletos e matriculados na rede pública de ensino do município de São Luís-MA. Foram divididos em quatro grupos (AA+AT ativ, AA+AT sed, TT ativ e TT sed), levando em consideração os genótipos AA, AT e TT. Foi avaliado o nível de atividade física, o índice de massa corporal, medidas antropométricas, coleta de células orais, extração de DNA e PCR para identificar o polimorfismo do gene FTO e registro da variabilidade da frequência cardíaca. Os dados foram analisados utilizando o programa JAMOVI. O tratamento estatístico consistiu no teste de Normalidade de Shapiro Wilk, ANOVA de uma via com post-hoc de Tukey. Os dados foram considerados estatisticamente significativos quando o valor de p for menor que <0.05, em um intervalo de confiança de 95%. Além disso, o teste de Qui-Quadrado foi utilizado para análise de distribuição alélica. Resultados: Não foram não demonstradas diferenças significativas entre os grupos para as variáveis PAS, PAD e FC. Já para a variável peso, os indivíduos TT sed em relação ao grupo TT ativ (53,50 ± 9,61) apresentaram uma diferença significativamente estatística, e um valor médio maior do que todos os outros grupos. Em relação ao IMC não foram encontradas diferenças significativas em nenhum grupo. Para a CC mostrou-se diferença significativamente ativa para o grupo TT sed em comparação ao TT ativ (68,19 ± 6,89). Para o NAF, os indivíduos sedentários, tanto AA+AT quanto TT (370,16 ± 169,78) e (341,87 ± 152,79) obtiveram diferenças significativas em comparação aos grupos ativos, demonstrando menor nível de atividade física (p<0,001). Em relação à variabilidade da frequência cardíaca os resultados mostraram não haver diferenças estatísticas significativas entre os grupos para as varáveis de domínio do tempo [RR(ms), RMSSD(ms), SDNN(ms), PNN50(ms)] e domínio da frequência [BF(ms2), AF(ms2), BF (%), AF(%) e BF/AF]. Conclusão: a pesquisa demonstrou que o nível de atividade física em estudantes que possuem o polimorfismo do gene FTO não altera a modulação autonômica cardíaca. No entanto, em relação à variável antropométrica de IMC não foi encontrado efeito significativo em relação ao polimorfismo do gene FTO.
Presidente - 2992278 - CRISTIANO TEIXEIRA MOSTARDA
Interno - 2207378 - FLAVIO DE OLIVEIRA PIRES