Banca de DEFESA: LEUDYENNE PACHECO DE ABREU

2023-04-26 08:38:58.607

DISCENTE: LEUDYENNE PACHECO DE ABREU
DATA: 28/04/2023
LOCAL: Ambiente virtual (Google Meet)
TÍTULO: Perfil de saúde e risco de distúrbio musculoesquelético em idosas comunitárias
PALAVRAS-CHAVES: Envelhecimento. Força Muscular. Massa Muscular Esquelética. Desempenho Físico.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: Objetivo: Avaliar o estado de saúde e a presença de distúrbio musculoesquelético na população idosa participante de um programa de promoção de saúde. Materiais e Métodos: Foram realizadas avaliações antropométricas (massa corporal, estatura, circunferência de cintura, quadril, panturrilha e braço), de composição corporal por bioimpedância tetrapolar, avaliação de força muscular por dinamometria de preensão manual, avaliação do desempenho físico (Timed Up and Go test e Short Physical Performance Battery), além de responderem aos questionários SARC-F, a Mini Avaliação Nutricional, o questionário internacional de atividade física a Escala de Katz e Escala de Depressão Geriátrica. Foram cálculos a Relação Cintura-Quadril (RCQ) e o Índice de Massa Corporal (IMC). Resultados: A amostra contou com a avaliação de 50 mulheres, com idade entre 60 e 84 anos. Após as análises, verificamos que, das idosas avaliadas, 54% tinham alterações no IMC (12% desnutridas e 42% sobrepeso), 64% apresentaram risco de eventos cardiovasculares negativos (RCQ ≥0,85 cm). Em relação a composição corporal, 16% apresentaram redução na massa muscular esquelética total, e 84% apresentaram %GC acima da média para a faixa etária. Quanto ao nível de atividade física, 66% apresentaram ser ativas, e 82% apresentaram elevado comportamento sedentário. Quando avaliada a presença de sarcopenia na amostra, 8% apresentaram pré-sarcopenia, seguindo os critérios do EWGSOP2. Em relação as análises de correlação, foi observada correlação entre Força de Preensão Manual e as variáveis de Massa Muscular Esquelética Total (r=0,47; p<0,01), Índice de Massa Muscular (r=0,32; p=0,02) e Ângulo de Fase (r=0,33; p=0,02). Para as variáveis de Desempenho Físico, foram observadas correlações entre a Velocidade de Marcha e a Short Physical Performance Battery (rho=0,42; p<0,01), teste de Sentar e Levantar da Cadeira (rho= -0,58; p<0,01), e o Timed Up and Go test (rho= -0,53; p<0,01), além de correlação entre o Teste de Sentar e Levantar da Cadeira e o Timed Up and Go test (rho= 0,38; p<0,01) e a Short Physical Performance Battery (rho= 0,42; p<0,01). Além de ter sido observado associação entre ângulo de fase, circunferência de panturrilha, estado de desnutrição e sintomatologia depressiva com os valores de força de preensão manual. Conclusão: Com a investigação das variáveis propostas neste estudo, é possível concluir que as idosas comunitárias apresentavam elevado nível de atividade física, assim como valores de força muscular, massa muscular e desempenho físico preservado, além de reduzido número de casos de pré-sarcopenia. Porém, ainda assim acumulavam alto comportamento sedentário, além de condições de saúde favoráveis a eventos negativos relacionados a saúde.
Presidente - 2042280 - MARIO ALVES DE SIQUEIRA FILHO
Interno - 2409611 - ALMIR VIEIRA DIBAI FILHO