Banca de DEFESA: LEUDYENNE PACHECO DE ABREU

DISCENTE: LEUDYENNE PACHECO DE ABREU
DATA: 30/06/2023
LOCAL: On-line: https://meet.google.com/ojx-sipj-fnb
TÍTULO: Característica de idosas participantes de um programa com atividades multidisciplinares
PALAVRAS-CHAVES: Envelhecimento; Força muscular; Músculo esquelético; Desempenho físico; Sarcopenia.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: Objetivo: Identificar as características de idosas participantes de um programa com atividades multidisciplinares e do risco de sarcopenia. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo transversal e descritivo, realizado com mulheres com idade entre 60 e 84 anos, integrantes de um programa com atividades multidisciplinares voltado à terceira idade na Universidade Federal do Maranhão. Para coleta dos dados sociodemográficos, triagem de sarcopenia, nível de atividade física e sintomatologia depressiva foram utilizados questionários. Para força muscular, foi utilizado a força de preensão manual (FPM) e o teste de sentar e levantar (TSL). Para o índice de massa muscular (IMM), foi utilizada bioimpedância elétrica tetrapolar e para desempenho físico foram utilizados os testes de velocidade de marcha (VM), Timed up and go test (TUG) e o Short Physical Performance Battery (SPPB), além deles, foi realizada as medidas antropométricas de estatura e peso corporal, além da circunferência de panturrilha. Como valores de corte foram adotados os estipulados pelo 2º European Working Group on Sarcopenia in Older People (EWGSOP2). O teste de Shapiro Wilk foi usado para normalidade dos dados e o teste de Spearman para correlação das variáveis. Os dados foram apresentados como média±desvio padrão, além de frequência e percentual e p≤0,05. Resultados: Participaram do estudo 50 idosas com valores médios para idade de 67,12±5,12anos, estatura 1,54±0,05m, massa corporal 62,46±10,44kg. Quando realizada triagem para sarcopenia com o questionário SARC-F, não foram observados sinais sugestivos para a doença. Ao avaliar os critérios de diagnóstico, foi observado que 16% das idosas apresentaram provável sarcopenia (FPM<16kg; TSL>15segundos), não sendo observado diagnóstico de sarcopenia ou sarcopenia grave. Na análise de fatores de risco, foi observado a presença de desnutrição (12%), reduzida circunferência de panturrilha (6%), inatividade física (34%), alto comportamento sedentário (82%), sintomatologia depressiva leve (10%) e a presença de comorbidades (96%). Quando investigada possível correlação entre os fatores de risco e critérios de sarcopenia, observou-se correlação do índice de massa corporal (IMC) com o IMM (rho=0,37; p=0,008) e com o TUG (rho=0,288; p=0,043). A circunferência de panturrilha também se correlacionou com a FPM (rho=0,434; p=0,002) e com o IMM (rho=0,300; p=0,035), além de ter sido observada correlação com o IMC (rho=0,544; p<0,001) e com o percentual de gordura corporal (rho= -0,431; p=0,002). Entre os critérios de diagnóstico, foi observada correlação entre a FPM e o IMM (rho=0,407; p=0,003). Foram observadas correlações entre o TSL com o TUG (rho=0,382; p=0,006), a VM (rho= -0,474; p=0,003) e o SPPB (rho= -0,887; p<0,001), além da correlação entre a VM e a SPPB (rho=0,370; p=0,008) e TUG (rho= -0,457; p<0,001). Conclusão: Idosas comunitárias participantes de um programa multidisciplinar possuem como característica um baixo risco de sarcopenia, tendo em vista que a maioria apresenta níveis de força acima dos valores de referência. E apesar dessa população apresentar valores satisfatórios para os valores de circunferência da panturrilha, nível de atividade física, índice de massa corporal e reduzida taxa de sintomatologia depressiva, possuem como características marcantes alto percentual de gordura corporal, elevado comportamento sedentário e elevado número de comorbidades.
Interno - 2409611 - ALMIR VIEIRA DIBAI FILHO
Interno - 281.785.848-40 - BRUNO BAVARESCO GAMBASSI