Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO DE CASSIO COELHO

DISCENTE: BRUNO DE CASSIO COELHO
DATA: 15/09/2023
LOCAL: On Line: meet.google.com/jjm-geij-dha
TÍTULO: A INFLUÊNCIA DO CICLO MENSTRUAL SOBRE VARIÁVEIS FÍSICAS E PSICOLÓGICAS EM ATLETAS UNIVERSITÁRIAS DE FUTSAL FEMININO
PALAVRAS-CHAVES: Futsal feminino. Desempenho. Ciclo menstrual. Força explosiva. Aceleração
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: Objetivo: Avaliar se as fases hormonais causada pelo ciclo menstrual (CM) afetam a qualidade do sono, estado de recuperação, humor, flexibilidade, tempo de deslocamento em velocidade máxima e força explosiva de membros inferiores em atletas universitárias de futsal feminino. Materiais e Métodos: Seis atletas participaram do estudo piloto, a coleta de dados ocorreu em três diferentes etapas do ciclo menstrual (fase, folicular precoce - FFP, folicular média - FFM e Lútea média - FLM). Foram aplicados questionários autorreferidos de qualidade de sono, estado de recuperação e estado de humor, foram aferidos peso, altura, flexibilidade, teste de deslocamento em velocidade máxima de 30m com parciais de 10 e 20 metros e teste de saltos verticais, salto contra movimento e salto agachado. Resultados: Os encontrados revelam não haver diferença estatisticamente significativa (p< 0,05) entre as diferentes fases do CM, para o índice de massa corporal (IMC) qualidade de sono, estado de humor, qualidade de recuperação, produção de força explosiva de membros inferiores e capacidade de aceleração máxima das atletas. Apenas o nível de flexibilidade entre as fases FFP e FFM foi alterado de forma significativa, embora isso não tenha interferido de forma indireta na capacidade, aceleração máxima e produção de força explosiva das atletas. Conclusão: Os achados demostram não haver depreciação aguda significativa para as variáveis de desempenho, capacidade de aceleração e produção de força explosiva de membros inferiores em atletas universitárias de futsal feminino.
Presidente - 503.259.140-87 - GUILHERME DE AZAMBUJA PUSSIELDI
Interno - 1146648 - EMANUEL PERICLES SALVADOR