Banca de QUALIFICAÇÃO: PALOMA LAYS FONSECA MARINHO

DISCENTE: PALOMA LAYS FONSECA MARINHO
DATA: 30/09/2023
LOCAL: Remoto - online
TÍTULO: EFEITO DE OITO SEMANAS EM CIRCUITOS DE ATIVIDADES PSICOMOTORAS NA ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR EM CRIANÇAS DE 6 E 7 ANOS
PALAVRAS-CHAVES: CRIANÇAS. PSICOMOTRICIDADE. ESCOLARES.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: Este projeto intitulado “efeito de oito semanas em circuitos de atividades psicomotoras na escala de desenvolvimento motor em crianças de 6 e 7 anos”, tem como escopo verificar o efeito de duas semanas de atividades psicomotoras na escala de desenvolvimento motor de crianças neurotípicas e com idade de 6 e 7 anos, devidamente matriculadas e frequentando o 1º ano do ensino fundamental no Centro de Ensino São José, escola pública do município de Lago da Pedra-MA. Nesse sentido, em consonância com a linha de pesquisa Análise de desempenho humano e esportivo. Desse modo, este estudo tem por característica ser quantitativo. Os procedimentos de mensuração constarão da avaliação do desenvolvimento motor de crianças abrangendo 6 dimensões da motricidade humana: a) motricidade fina; b) motricidade global; c) equilíbrio; d) esquema corporal; e) organização temporal; f) organização espacial; e a lateralidade (representando a preferência da lateralidade das mãos, olhos e pés), tem duração aproximada entre 30 e 40 minutos, dependendo do grau de dificuldade da criança a ser avaliada. Ao final da aplicação é atribuído à criança seu perfil motor, permitindo evidenciar os potenciais e as dificuldades específicas de cada área testada; determinando a idade motora de cada área avaliada e a idade motora geral (IMG) que é calculada através da somatória das idades motoras, expressas em meses e divididas por 6 (número de dimensões avaliadas). Espera-se ao término da pesquisa apresentar resultados significativos no desenvolvimento motor das crianças praticantes de atividades psicomotoras além disso, contribuir para a disseminação de novos conhecimentos para a comunidade científica e para os profissionais.
Presidente - 2196693 - ANTONIO COPPI NAVARRO
Interno - 1326302 - CARLOS EDUARDO NEVES AMORIM