Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO FERNANDO PEREIRA PINTO

DISCENTE: BRUNO FERNANDO PEREIRA PINTO
DATA: 27/10/2023
LOCAL: Remoto - https://meet.google.com/hhp-czhi-won
TÍTULO: SEDENTARISMO E OBESIDADE PARENTAL ESTÃO ASSOCIADOS AO AUMENTO DA PREVALÊNCIA DE FATORES DE RISCO CARDIOVASCULARES NOS FILHOS
PALAVRAS-CHAVES: Fatores de Risco Cardiovascular; Obesidade; Sedentarismo; Comportamento Parental
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: Objetivo: analisar a associação do comportamento parental (sedentarismo e obesidade) na prevalência de fatores de risco cardiovascular nos filhos. Materiais e Métodos: Trata-se de estudo transversal. A amostra foi selecionada em escolas públicas e privadas, abrangendo participantes de 10 a 14 anos e seus pais. Para avaliar o nível de atividade física, aplicou-se o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ), versão curta. As medidas antropométricas, como circunferência abdominal, cintura e quadril, foram obtidas utilizando uma fita métrica. O Índice Cintura-Quadril (ICQ) foi calculado dividindo-se a medida da cintura pela medida do quadril. O Índice de Massa Corporal (IMC) foi calculado com base nas medidas de peso e estatura, nas crianças levou-se em consideração a curva de crescimento de peso em relação à idade. Foram coletados 10 ml de sangue, para análises bioquímicas. As análises incluíram dosagens séricas de triglicerídeos, colesterol total, colesterol HDL e LDL. A análise estatística envolveu testes de normalidade (ShapiroWilk) para variáveis quantitativas, apresentando média e desvio padrão ou mediana e intervalo interquartis, dependendo da distribuição. Variáveis categóricas foram apresentadas em frequência absoluta e relativa. Correlações entre variáveis foram avaliadas usando correlação de Spearman para dados não normais e correlação linear de Pearson para dados normais. As associações entre variáveis categóricas foram testadas com o teste exato de Fisher. A significância estatística foi estabelecida em p < 0,05, com um nível de confiança de 95%. Os programas Jamovi (versão 2.3.17) e GraphPad Prism 9.0 foram utilizados para todas as análises estatísticas. Resultados: A amostra do estudo foi composta por 45 pais/mães e 45 filhos, residentes na zona urbana do município de Pinheiro, Maranhão. Os resultados revelaram correlações positivas e significativas entre a Massa Gorda dos pais e dos filhos (r = 0,35; p=0,0163), bem como entre a Massa Corporal dos pais e dos filhos (r = 0,47, p= 0,0012). Além disso, foi observada uma correlação significativa na Circunferência da Cintura entre pais e filhos (r =0,4286; p= 0,0033). Quanto aos níveis de lipídeos, os pais apresentaram níveis mais elevados de triglicerídeos em comparação com os filhos (p = 0,0001]). As análises de correlações lipídicas revelaram uma associação significativa entre o Colesterol Total (r = 0,39; p= 0,0076), e o LDL (r = 0,64; p= 0,0001), em pais e filhos. O nível de atividade física dos pais não se associou significativamente ao nível de atividade física dos filhos (p = 0,35), mas mostrou associação com o estágio nutricional dos filhos (p = 0,0001) e também com nível de atividade física dos filhos (p =0,03). Os níveis séricos de colesterol total dos pais foram fortemente associados aos níveis séricos de colesterol total (p = 0,003) e triglicerídeos (p = 0,03) dos filhos. Conclusão: Existe correlações entre medidas antropométricas dos pais e filhos, bem como associações relacionadas aos níveis lipídicos e atividade física. A promoção de hábitos saudáveis e a conscientização sobre os fatores de risco cardiovascular no seio familiar devem ser enfatizadas para prevenir doenças nesse contexto.
Presidente - 2198290 - HERIKSON ARAUJO COSTA
Interno - 3847130 - CARLOS JOSE MORAES DIAS