Banca de DEFESA: FERNANDA CRISTINA NOGUEIRA FIGUEIREDO MARTINS
2023-10-30 15:44:54.334
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDA CRISTINA NOGUEIRA FIGUEIREDO MARTINS
DATA: 31/10/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Online meet.google.com/tnx-gbcf-mve
TÍTULO: Efeito de quatro meses de intervenção aquática no desenvolvimento motor de bebês
PALAVRAS-CHAVES: Estimulação precoce. Natação. Desempenho motor.
PÁGINAS: 79
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: Introdução: As experiências sensoriais do bebê sobre o meio ambiente ocorrem
através dos movimentos, pela exploração. Sua abrangência e profundidade
dependem da capacidade de controlar esses movimentos, definindo a sua qualidade.
A participação de bebês em atividades aquáticas tem aumentado consideravelmente,
entretanto na literatura há escassez de investigações sobre a sua influência no
desenvolvimento motor. Objetivo: Investigar o efeito de quatro meses de intervenção
aquática no desenvolvimento motor de bebês. Método: A amostra foi composta por
17 bebês, de ambos sexos, de seis a nove meses na avaliação inicial, sem experiência
prévia com atividade motora sistematizada. Os responsáveis responderam um
questionário socioeconômico e anamnese sobre o período de amamentação, tempo
de gestação e se os bebês já frequentaram alguma creche. O Teste de Denver II foi
aplicado para avaliar o desenvolvimento maturacional e em conjunto com as
informações dos questionários os bebês foram pareados em dois grupos:
experimental (GE, n =10, 7,5 ±1,08 meses), com quatro meses de intervenção e
controle (GC, n = 7, 7,43 ± 0,98 meses), sem intervenção. A intervenção com
atividades aquáticas iniciou após um mês da avaliação inicial. As aulas tiveram 30
minutos, distribuídos em três momentos: interação pais e filhos, manipulação de
materiais e submersão, com frequência de duas vezes semanais. O intervalo entre as
aulas foi de no mínimo um e no máximo quatro dias. A variável dependente,
desenvolvimento motor, foi acessada pela Escala Motora Infantil de Alberta (EMIA)
aplicada nos dois grupos em três momentos: no início do experimento, após três
meses e após cinco meses. Os resultados foram apresentados em média e desvio
padrão. A comparação dos escores brutos na EMIA de bebês do GC (teste de
Friedman, seguido do post hoc de Wilcoxon) indicou aumento na segunda e terceira
avaliação. No GE houve aumento significativo apenas na segunda avaliação. Na
comparação entregrupos (U de Man Whitney) não houve diferença na primeira
avaliação, indicando que os grupos iniciaram de forma semelhante, na segunda
avaliação o GE apresentou superioridade significativa com médio tamanho de efeito
e na terceira avaliação não houve diferença significativa. Conclusão: Dois meses de intervenção com atividades aquáticas levou a uma melhor pontuação na EMIA, tanto em relação a avaliação anterior (três meses antes) como também comparado a bebês sem intervenção, adicionando evidências para os possíveis benefícios das atividades aquáticas no desenvolvimento motor de bebês.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2171165 - CINTHYA WALTER
Interno - 2360038 - JANAINA DE OLIVEIRA BRITO MONZANI
Interno - 2042280 - MARIO ALVES DE SIQUEIRA FILHO
Externo à Instituição - FERNANDO GARBELOTO DO SANTOS - USP
Externo à Instituição - MARIA TERESA DA SILVA PINTO MARQUES - USP