Banca de DEFESA: CARLOS ADRIANO PEREIRA DA SILVA

DISCENTE: CARLOS ADRIANO PEREIRA DA SILVA
DATA: 26/02/2024
LOCAL: Remoto - online
TÍTULO: FATORES MOTIVACIONAIS, ANSIEDADE E DESEMPENHO TÉCNICO EM EQUIPES DE DIFERENTES CATEGORIAS EM UM JOGO DE FUTSAL
PALAVRAS-CHAVES: Futsal. Passe. Finalização. Desarme. Motivação. Ansiedade.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: Objetivo: Identificar a prevalência de fatores motivacionais, ansiedade e desempenho técnico em equipes de categorias diferentes em um jogo de futsal. Materiais e Métodos: A amostra foi composta por três equipes de futsal de São Luís - MA. Apresentando as seguintes características: categoria sub-20, formada por 12 jogadores, média de idade em anos de 19,5 ± 0,67, tempo de prática superior a três anos, frequência de treinamento na semana de 33,33% para 4 dias e 33,33% para 2 dias, duração dos treinos em 66% entre 1 a 2 horas; categoria adulta, formada por 14 jogadores, média de idade em anos de 25,3 ± 5,54, tempo de prática superior a três anos, frequência de treinamento na semana de 50% para 5 dias, duração dos treinos em 42,85% entre 2 a 3 horas; categoria universitária, formada por 9 jogadores, média de idade em anos de 23,9 ± 3,95, tempo de prática superior a três anos, frequência de treinamento na semana de 44,44% para 2 dias, duração dos treinos em 55% para menos de 1 hora. Para o desempenho técnico, foi realizada a filmagem dos jogos e posteriormente quantificados os passes certos e errados, finalizações realizadas certas e erradas e desarmes realizados; aplicou-se os questionários de motivação Participation Motivation Questionnaire (PMQ) e Competitive State Anxiety Inventory-2 (CSAI-2) para ansiedade. Resultados e Discussão: Observou-se os seguintes valores no jogo de cada categoria: sub-20; 304 passes realizados, sendo 86,51% de passes certos e 13,49% de passes errados, com maioria dos passes realizados na quadra de defesa, 46 finalizações realizadas, destas, 93,48% foram erradas e 6,52% certas e 39 desarmes realizados; adulta: 350 passes realizados, com um percentual de 89,71% passes certos e 10,29% de passes errados, com predominância de passes realizados na quadra de defesa, 28 finalizações realizadas, com 3,57% de finalizações certas e 96,43% das finalizações erradas e 34 desarmes realizados; universitária: 178 passes realizados, destes 92,13% foram passes certos e 7,87% de passes errados, predominando passes realizados na quadra de defesa, 41 finalizações realizadas, com 12,20% de finalizações certas e 87,80% de finalizações erradas e 31 desarmes realizados. Quanto aos fatores motivacionais, os domínios competência técnica e competição obtiveram maiores valores na categoria sub-20 e adulta, já na categoria universitária os maiores valores foram o domínio aptidão física e competição. As três categorias apresentaram valores baixos para ansiedade somática e ansiedade cognitiva e altos para autoconfiança. Conclusão: No presente estudo, houve melhor aproveitamento dos jogadores/equipe quanto aos passes certos em relação aos errados, pouca eficiência nas finalizações realizadas e elevado percentual de finalizações erradas nas três categorias. A quadra de defesa foi o local de maior incidência dos desarmes realizados. Predomínio de perfil autoconfiante e ansiedade baixa nos jogadores/equipe.
Presidente - 2196693 - ANTONIO COPPI NAVARRO
Interno - 2207378 - FLAVIO DE OLIVEIRA PIRES