Banca de DEFESA: GABRIEL MOREIRA PEREIRA

DISCENTE: GABRIEL MOREIRA PEREIRA
DATA: 10/04/2024
LOCAL: On-line: meet.google.com/cqz-iryn-hpo
TÍTULO: PREVALÊNCIA E ASSOCIAÇÃO DE SINTOMAS DE ANSIEDADE, DEPRESSÃO E ESTRESSE EM DISCENTES DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO COM O NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA
PALAVRAS-CHAVES: Ansiedade. Depressão. Estresse. Atividade Física. Universitários
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: Introdução: A ansiedade, a depressão e o estresse crônico se destacam como as desordens mentais mais prevalentes do mundo. Durante a após a pandemia de COVID-19, houve um aumento significativo nas prevalências globais, atingindo pessoas de todas as idades e populações. Em um público de discentes universitários, as estimativas são ainda maiores segundo estudos recentes. A atividade física se apresenta como uma forma de tratamento não- medicamentoso para os sintomas dessas desordens e é necessário investigar possíveis associações de fatores externos aos sintomas de ansiedade, depressão e estresse para que sejam adotadas ações de enfrentamento dessas desordens nas universidades. Objetivo: O objetivo central deste estudo é verificar a prevalência de sintomas de ansiedade, depressão e estresse em discentes de graduação da Universidade Federal do Maranhão e associar os sintomas ao nível de atividade física. Materiais e Métodos: A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisas da UFMA e 355 discentes, com idades entre 18 e 35 anos, de ambos os sexos, responderam aos DASS-21, IPAQ-SF e ABEP. Os dados foram analisados qualitativamente e descritos em valores absolutos e percentuais. As análises de associação foram realizadas por meio do Teste Exato de Fisher, utilizando o GraphPad Prism 8. Resultados: Foi verificada uma prevalência de sintomas de ansiedade em 46,20% dos discentes, em 49,61% foram verificados sintomas de depressão e sintomas de estresse foram verificados em 26,76% dos discentes participantes. 57,74% dos discentes apresentaram sintomas de COVID-19, 72,39% da amostra apresentou níveis satisfatórios de atividade física. Não foram encontradas associações entre as prevalências e o nível de atividade física. Conclusão: Foi encontrada uma alta prevalência de ansiedade, depressão e estresse entre os discentes e essas prevalências não se associam aos níveis de atividade física ou à experiência de sintomas de COVID-19.
Presidente - 1740634 - FRANCISCO NAVARRO
Interno - 1326302 - CARLOS EDUARDO NEVES AMORIM