Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS PAULO TELES DE OLIVEIRA

2024-04-16 16:10:36.78

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCOS PAULO TELES DE OLIVEIRA
DATA: 22/04/2024
HORA: 14:00
LOCAL: On-line
TÍTULO: EFEITOS DO TREINAMENTO DE FORÇA NA MODULAÇÃO AUTONÔMICA CARDIOVASCULAR EM MULHERES NA PÓS-MENOPAUSA COM OU SEM OSTEOSARCOPENIA
PALAVRAS-CHAVES: Expectativa de vida. Mulheres. Treinamento de força. Variabilidade da frequência cardíaca. Osteosarcopenia.
PÁGINAS: 20
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: INTRODUÇÃO: O aumento da prevalência de idosos na população mundial é um fato relatado por órgãos de diversos países ao redor do globo. No Brasil, em 2021, a expectativa de vida ao nascer era de 76,3 anos, em relação aos anos 2000, houve um aumento de 8,8 anos. As mulheres tendem a viver mais que os homens e isso pode torná-las mais suscetíveis a desenvolverem doenças crônico degenerativas, como a osteoporose, sarcopenia e também redução do controle autonômico cardiovascular. Por outro lado, a construção de hábitos saudáveis, como a realização de exercício físico, constitui-se como um importante aliado no combate a senilidade, pois, melhora desde componentes osteomioarticulares até componentes cardiorrespiratórios. OBJETIVO: Verificar os efeitos do treinamento de força na modulação autonômica cardiovascular de mulheres na pós-menopausa com ou sem osteosarcopenia. MATERIAIS E MÉTODOS: Serão selecionadas mulheres que estejam na pós-menopausa, que não estejam realizando algum tipo de treinamento físico regular nos últimos três meses, serão realizadas avaliações antropométricas, da composição corporal, força máxima, força de preensão através de dinamometria, análise da variabilidade da frequência cardíaca, pressão arterial e posteriormente serão divididas em 3 grupos, grupo controle pós-menopausa, grupo treinamento resistido pós-menopausa sem osteosarcopenia e grupo treinamento resistido pós-menopausa com osteosarcopenia que serão submetidas ao treinamento de força com duração de 12 semanas, sendo realizadas 2 sessões por semana com duração média de 60 minutos. Os resultados do presente estudo permitirão melhor entendimento dos mecanismos envolvidos na associação da modulação autonômica e a osteosarcopenia bem como possibilitarão avaliar os efeitos do treinamento resistido.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2360038 - JANAINA DE OLIVEIRA BRITO MONZANI
Interno - 2409611 - ALMIR VIEIRA DIBAI FILHO
Interno - 1997129 - CHRISTIAN EMMANUEL TORRES CABIDO
Interno - 3344805 - DANIELLE DA SILVA DIAS
Externo à Instituição - ANDERSON ALVES DE CAMARGO - UNINOVE

fim do conteúdo