Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCYAVILA DE CARVALHO SOUSA

2024-04-23 14:01:28.752

DISCENTE: LUCYAVILA DE CARVALHO SOUSA
DATA: 02/05/2024
LOCAL: ONLINE (GOOGLE MEET)
TÍTULO: DESLOCAMENTO ATIVO PARA A ESCOLA E FATORES ASSOCIADOS EM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE SÃO LUÍS - MA
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Deslocamento Ativo; Rendimento Escolar; Ensino Fundamental; Atividade Física.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: Introdução: O deslocamento ativo para a escola é uma das formas de potencializar o comportamento ativo e nível de atividade física na rotina diária de crianças e jovens. A literatura tem mostrado que ir e vir a pé ou de bicicleta para a escola pode trazer benefícios para a saúde e autonomia, entre outros aspectos. No entanto, poucos estudos têm investigado no Brasil a associação do deslocamento ativo com o rendimento escolar. Objetivo: Identificar e analisar os modos de deslocamento de crianças no trajeto casa-escola e sua associação com o rendimento escolar, nível de atividade física, índice de massa corporal e fatores ambientais e intrapessoais de estudantes do ensino fundamental II. Materiais e Métodos: Estudo quantitativo de caráter descritivo transversal. A amostra será composta por estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de duas escolas de São Luís, Maranhão. Como instrumentos de coleta de dados serão utilizados a) questionário Transporte Ativo e Rotinas Diárias, que apresenta para além de informações sociodemográficas, percepções sobre o ambiente e apoio dos pares/pais; b) Physical Activity Questionnaire for Children (PAQ-C) para avaliar o nível de atividade física e c) Relatório de notas escolares para calcular o rendimento escolar. Os dados serão analisados a partir da estatística descritiva (média, desvio-padrão e distribuição de frequência). Teste de qui-quadrado de Pearson e Modelos de regressão linear ou logística serão utilizados para investigar a associação entre os modos de deslocamento, rendimento escolar e demais variáveis do estudo. Valores de p<0,05 serão considerados significativos. Resultados esperados: Espera-se contribuir para o conhecimento sobre o tema e para a promoção de políticas e estratégias que estimulem o deslocamento ativo de crianças e jovens para a escola.
Presidente - 1808637 - SERGIO AUGUSTO ROSA DE SOUZA
Interno - 2409611 - ALMIR VIEIRA DIBAI FILHO
Interno - 2196693 - ANTONIO COPPI NAVARRO
Interno - 1146648 - EMANUEL PERICLES SALVADOR