Banca de DEFESA: RANNYELLE NATALLYA PEREIRA DE SOUZA

DISCENTE: RANNYELLE NATALLYA PEREIRA DE SOUZA
DATA: 30/08/2021
LOCAL: Bacabal
TÍTULO: A argumentação na escola: uma investigação em textos dissertativo-argumentativos de alunos de 1º ano do ensino médio regular da rede pública de Bacabal
PALAVRAS-CHAVES: Argumentação; Estratégias argumentativas; Operadores argumentativos; Textos dissertativo-argumentativos.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: A argumentação, segundo Fiorin (2018), é um fato da linguagem, uma capacidade natural, em outras palavras, todos os seres humanos têm potencialidade argumentativa. Tendo essa ideia como base, esta pesquisa tem como objetivo principal identificar e analisar as estratégias e operadores argumentativos frequentes nas produções de textos dissertativo-argumentativos de alunos do primeiro ano do ensino médio da rede estadual de ensino de Bacabal, além de observar os efeitos causados pelas escolhas de recursos específicos em detrimento de outros. Objetiva também apresentar uma discussão acerca do ensino de argumentação na escola. Algumas discussões de estudiosos do tema, como as produzidas por Perelman (2005) e suas considerações sobre a argumentação na nova retórica; Plantin (2008) e a perspectiva de vinculação da argumentação à lógica, retórica e a dialética, Amossy (2018) e a fundamentação dos esquemas argumentativos no discurso; Koch (2018) com as especificações dos operadores argumentativos, foram algumas das teorias apresentadas para nortear a pesquisa e, consequentemente para a análise dos textos. O trabalho considerou em sua análise textos de alunos do ensino médio sobre um assunto polêmico o conhecido “jeitinho brasileiro”, tema de um projeto realizado pelo ministério público em parceria com as escolas estaduais, analisando o ponto de vista deles, bem como suas organizações argumentativas, fundamentada, principalmente nas técnicas argumentativas de Perelman e nos esquemas argumentativos de Amossy, pois, apesar de considerar a abordagem argumentativa pelo viés da retórica, é no campo do discurso que serão detalhadamente analisados. Esse trabalho, além de analisar a construção da argumentação por meio das estratégias argumentativas utilizadas, visa proporcionar através dessas produções e suas características uma reflexão a respeito da argumentação no âmbito escolar, principalmente no ensino médio.
Presidente - 1250641 - LUIS HENRIQUE SERRA
Interno - 700.965.201-59 - JOSE ANTONIO VIEIRA - UEMA