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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA VALCIRENE OLIVEIRA BRAGA

2022-07-27 10:26:41.435

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA VALCIRENE OLIVEIRA BRAGA
DATA: 26/08/2022
HORA: 15:00
LOCAL: PGLB
TÍTULO: ESCRITA DE MONOGRAFIA: a experiência de ensino e pesquisa narrada por futuros professores de Língua Portuguesa
PALAVRAS-CHAVES: Escrita acadêmica. Formação de professores. Práticas de ensino e pesquisa.
PÁGINAS: 82
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO: A presente pesquisa consiste em uma discussão sobre os discursos de futuros professores de Língua Portuguesa a partir das narrativas de experiências de sua prática pedagógica, materializadas na escrita da monografia. Este trabalho de conclusão de uma graduação, componente curricular comum em cursos de formação de professores, é visto, nesta investigação, como um produto que diz sobre o processo de formação de futuros profissionais, como uma escrita que demanda dedicação e conhecimento sobre as regras de funcionamento do texto, sobre a esfera social na qual essa escrita acontece e para a qual se destina. Produzir uma monografia envolve ter o que dizer, a quem dizer e como dizer na universidade. Trata-se de um enunciado responsivo elaborado por um sujeito que se constitui dialogicamente na relação com o outro, com a palavra alheia carregada de sentidos em confrontos (VOLOCHINO, 2018; BAKHTIN, 2003). Nessa perspectiva, observamos as monografias a partir das seguintes perguntas: Como futuros professores de Língua Portuguesa narram as aulas? Que discursos sobre ensino podem ser observados a partir dessa escrita acadêmica? Levantamos como pressuposto a ideia de que a escrita de uma monografia deixa ver a arena de lutas que se estabelece quando o futuro professor de Português delimita a aula como atividade de ensino e pesquisa, deixa ver os discursos sobre o ensino de língua que orientam a prática de futuros professores. Temos como objetivo analisar, em monografias, como futuros professores de Língua Portuguesa narram suas práticas pedagógicas, e quais discursos sobre o ensino de Português podem ser observados a partir dessa escrita acadêmica. Nosso corpus de análise é composto por monografias do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e Códigos - Língua Portuguesa, da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, campus São Bernardo – MA, em que relatam experiências de ensino como experiências de pesquisa. Como aporte teórico buscamos os estudos de Bakhtin (2016) e Vólochinov (2018), sobre a escrita como enunciado dialógico e responsivo; de Larrosa (2002) no que se refere ao sentido de experiência como sendo aquilo que nos toca, que nos passa; de Geraldi (2013) no que concerne à aula de português e à relação entre teoria e prática como uma ponte, como ponto de partida e chegada na formação do professor. Nessa direção, os resultados parciais nos permitiram levantar, no fio discursivo da escrita, duas categorias de análise que nomeamos: a busca por mostrar-se ao outro como professor pesquisador; a busca e o limite por deixar à mostra a concepção de interação no ensino de língua.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2350225 - KATIA CILENE FERREIRA FRANCA
Interno - 1207127 - MARIANA APARECIDA DE OLIVEIRA RIBEIRO
Externo à Instituição - MARIA APARECIDA DA SILVA MIRANDA - SECD-10DIRED
Co-orientador - 2412849 - ANTONIO PAULINO DE SOUSA

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