Banca de DEFESA: ANDRE FELIPE RIBEIRO

DISCENTE: ANDRE FELIPE RIBEIRO
DATA: 30/01/2023
LOCAL: Virtual - google meet
TÍTULO: POSIÇÕES-SUJEITO NA ESCRITA DE LÍNGUA INGLESA COMO LÍNGUA ADICIONAL: Os discursos do período pandêmico
PALAVRAS-CHAVES: Posição-sujeito. Língua Inglesa. Discurso. Pandemia
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: A escrita de língua adicional demanda do indivíduo uma organização dos seus conhecimentos linguísticos com a finalidade de interagir socialmente. Nesse processo, no entanto, o escritor não somente escreve com o intuito de interagir, mas se “inscreve” em posições nas quais se coloca como sujeito de modo que, a partir dessa “inscrição inconsciente”, é possível analisar um fazer-funcionar discursivo. Com base nessa discussão, essa pesquisa, de caráter qualitativo, tem como objetivo analisar como funcionam os discursos das posições-sujeito nas condições da pandemia de COVID-19 materializados em enunciados em escrita digital por estudantes de nível avançado de língua inglesa como língua adicional. A metodologia da pesquisa consirtiu na coleta e análise de respostas dadas a uma atividade do livro SUMMIT 1A por estudantes de Inglês do nível avançado do curso de extensão “Núcleo de Cultura Linguística” vinculado à Universidade Federal do Maranhão. Inicialmente, faremos uma abordagem sobre a categoria sujeito até chegarmos a como esta é entendido pela Análise do Discurso de linha francesa. Em seguida, fundamentaremos a discussão com base nas modalidades linguísticas (CULIOLI, 1978; LE QUERLER, 1996; NEVES, 2006; FUCHS, 1984), na noção de formulações imaginárias (PÊCHEUX, 1969) e na análise enunciativa de Foucault (2008), especificamente no que se refere à descrição enunciativa na obra “Arqueologia do Saber”. Outrossim, abordaremos a escrita na forma do digial, fazendo referência à digitalidade do discurso (DIAS, 2016) no contexto pandêmico. Posteriormente, faremos a descrição metodológica, detalhando as etapas da pesquisa: sobre a coleta do material, o projeto de extensão e os motivos pela escolha do nível avançado do curso de Inglês. Após, descreveremos os critérios para a seleção dos enunciados do nosso corpus que, em resumo, levaram em conta os discursos que circularam sob as condições da pandemia, além de descrevermos o material didático (SUMMIT 1A), cuja terceira edição é de 2017, e a atividade respondida pelos estudantes, proveniente do Workbook da edição do livro. Logo depois, faremos as análises do corpus, iniciando pela descrição das modalidades linguísticas – assertóricas, epistêmicas, apreciativas e intersubjetivas – dos enunciados em vista da situação de enunciação da pandemia. Logo após, faremos uma abordagem dos enunciados a partir das noções de Raridade, Exterioridade e Acúmulo propostas por Foucault (2008) na descrição dos enunciados da obra da Arqueologia. Adiante, faremos uma descrição dos discursos em funcionamento nos enunciado, bem como suas posições-sujeito projetadas na escrita de língua inglesa. Os resultados das análises descrevem e demonstram que os enunciados (re)produzidos na escrita dos estudantes evocam, no eixo interdiscursivo, discursos negacionistas sobre a vacinação contra COVID-19, sobre a questão climática e ambiental, sobre o uso de máscara e sobre a esfericidade da terra, que projetam posições-sujeito igualmente negacionistas, ao passo que observamos posições-sujeito defensoras da vacinação e da ciência nas quais o funcionamento desses discursos guia as escolhas linguísticas feitas no processo de escrita, modalizando seus enunciados e, portanto, atingindo e fazendo parte da escrita da língua inglesa como língua adicional.
Externo ao Programa - 407606 - ANA LUCIA ROCHA SILVA
Interno - 1207127 - MARIANA APARECIDA DE OLIVEIRA RIBEIRO