Banca de DEFESA: ORLANDO DIAS DA SILVA

DISCENTE: ORLANDO DIAS DA SILVA
DATA: 29/02/2024
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO: PRODUÇÃO DE TEXTO A PARTIR DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA: desenvolvendo as capacidades de linguagem
PALAVRAS-CHAVES: sequência didática, progressão temática, estruturação textual, ensino da escrita, planejamento pedagógico.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO: O presente estudo aborda o impacto das sequências didáticas na progressão temática e na estruturação textual no ensino da escrita. A análise dos textos de diversos autores revela a importância de uma abordagem cuidadosa e contextualizada no planejamento e implementação das sequências didáticas. Ao considerar a diversidade de estratégias e métodos propostos pelos pesquisadores, destaca-se a necessidade de adaptar essas práticas ao contexto específico dos alunos. Quando bem elaboradas e ajustadas às necessidades e características dos estudantes, as sequências didáticas têm o potencial de promover o desenvolvimento das habilidades de escrita, incluindo a progressão temática e a organização textual. Além disso, essas práticas pedagógicas podem criar um ambiente de aprendizagem significativo, onde os alunos se sintam motivados a explorar e aprimorar suas habilidades de escrita. A progressão temática, entendida como a articulação coerente e progressiva das ideias ao longo do texto, e a estruturação textual, que envolve a organização eficaz dos elementos textuais para alcançar os objetivos comunicativos, emergem como aspectos centrais no desenvolvimento da competência escrita dos alunos. Nesse sentido, o planejamento e a implementação de sequências didáticas devem ser orientados por uma compreensão profunda dos processos de escrita e das necessidades específicas dos aprendizes. Portanto, este estudo ressalta a importância de uma abordagem reflexiva e crítica no ensino da escrita, onde as sequências didáticas são concebidas como ferramentas flexíveis e adaptáveis, capazes de promover uma aprendizagem significativa e sustentável ao longo do tempo.
Presidente - 1675799 - PAULO DA SILVA LIMA
Interno - 1070846 - RUBENIL DA SILVA OLIVEIRA