Palestra: Carnap e a Interpretação Lógica de Probabilidade

2021-04-05 16:43:54.603

Título da palestra: Carnap e a Interpretação Lógica de Probabilidade

Período de inscrição: 30/03 - 08/04.

Data/hora: 08/04 às 14h.

Inscrições pelo link:

Resumo da palestra

Ao lado de Keynes, Carnap foi sem dúvidas um dos principais defensores da interpretação lógica de probabilidade. De acordo com essa visão, a noção de probabilidade é definida como uma relação lógica entre proposições ou, mais precisamente, como uma relação lógica entre uma hipótese e um conjunto de evidências. Para Carnap, a relação de probabilidade deve ser entendida como uma generalização da noção de acarretamento da lógica dedutiva. Em grande medida, o seu projeto consistia em desenvolver uma teoria da confirmação em termos puramente sintáticos. Assim, relações de confirmação entre diferentes hipóteses e conjuntos de evidências dependeriam fundamentalmente da forma lógica de tais proposições. Nesta palestra, pretendo reconstruir a teoria carnapiana da confirmação e, em particular, a sua versão de bayesianismo objetivo que é desenvolvida na sua obra Logical Foundations of Probability (1950). Por fim, discutirei um dos principais desafios à proposta de Carnap: o novo engima da indução de Goodman. Embora esse problema seja o verdadeiro calcanhar de Aquiles da sua abordagem, mostrarei algumas lições importantes que podemos extrair do bayesianismo objetivo de Carnap.

Um pouco sobre o  palestrante:

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (linha de pesquisa em Epistemologia Analítica). Foi pesquisador visitante na Universidade de Purdue pelo programa LATAM Bridges em Epistemologia da Religião em 2019 e 2020 (projeto com sede na Universidade de Houston e financiado pela Fundação Templeton). Atua nas áreas de epistemologia (tradicional e formal), teoria normativa da decisão, filosofia da religião, filosofia da probabilidade e filosofia da ciência, especialmente com foco em teoria da utilidade epistêmica, bayesianismo, modelos formais para representação de atitudes doxásticas e agregação de tais atitudes, probabilidade imprecisa, probabilidade comparativa, teoria da confirmação, teoria causal da decisão, racionalidade pragmática e argumentos probabilísticos a favor e contra a existência de Deus. Também tem interesse de pesquisa em tópicos de filosofia da ciência e filosofia da lógica. Atualmente é editor-chefe, ao lado de Luis Rosa e Leonardo Ruivo, da série Proceedings of the Brazilian Research Group on Epistemology da Editora Fi (http://www.editorafi.org/proceedings).

Organização:

Núcleo de Lógica e Filosofia Analítica da UFMA (NELF/UFMA)

Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFMA (PPGFIL/UFMA).

Apoio:

Grupo de Filosofia da Lógica e da Linguagem (GFILL/CNPq).

Grupo de Lógica e Filosofia Formal (GELF/CNPq)

Grupo de Epistemologia e Ensino / CNPq.