Banca de QUALIFICAÇÃO: ERMILTON CESAR SOUSA PINHEIRO
2023-09-26 16:51:40.155
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERMILTON CESAR SOUSA PINHEIRO
DATA: 27/09/2023
HORA: 15:00
LOCAL: google-meet
TÍTULO: Do conhecimento em São Tomás de Aquino e a visão de Deus
PALAVRAS-CHAVES: Conhecimento, Sentidos, Hilemorfismo, Faculdade, Tomás de Aquino.
PÁGINAS: 29
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
RESUMO: A presente pesquisa tem o objetivo de apresentar a importância e a relação
dos sentidos externos e internos para a produção do conhecimento sensível (imagem,
phantasmata) e a visão do conhecimento de Deus em Santo Tomás de Aquino. Para São
Tomás de Aquino conhecer é a capacidade do intelecto de captar o princípio de
determinação da essência do ente, é receber a forma acidental que está instanciada na
matéria que é captada pelos sentidos externos no primeiro nível do conhecimento
humano: a sensação. Segundo São Tomás de Aquino (ST. Iª, q.84, a.8 Respondeo) o
conhecimento natural tem origem nos sentidos, nascemos sem nenhum conhecimento,
mas apenas com a faculdade de conhecer, ou seja, não conhecemos nada que não tenha
passado por eles. O conhecimento sensitivo é a matéria do conhecimento intelectivo, o
ato de inteligir, conhecer, não é uma faculdade unicamente da alma, (alma não no
sentido fantasmagórico-espiritual mas como uma faculdade humana de intelecção) mas
também do corpo, através dos sentidos. Recebida a informação dos sentidos, há a
memorização disso. Formam-se, então, dois tipos de conhecimento: o sensitivo e o
intelectivo. Este é um ponto essencial que aponta para a teoria do conhecimento de São
Tomás de Aquino, que não dispensa, de forma alguma, os sentidos externos e internos,
no processo de intelecção humana. Portanto, para São Tomás de Aquino, é necessária
uma adequação de ambas as partes: sentidos (faculdade do corpo) e intelecto (faculdade
da alma). São ambas necessárias ao homem para que este venha a adquirir um
conhecimento verdadeiro, porém, está contido na alma humana, como principal
faculdade, a capacidade de intelecção com o auxílio dos sentidos sendo estes externos e
internos. Contudo, se para adquirir um conhecimento verdadeiro é preciso a formação
do Phantasmata a partir dos sentidos, como é possível o conhecimento de um ser do
qual não há imagens? Este é o problema que esta dissertação pretende pesquisar, para
isso, faremos um percurso em toda a trajetória que São Tomás de Aquino usou para
formular sua ideia sobre o conhecimento e qual a possibilidade do conhecimento de
Deus.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FRANCISCA GALILÉIA DA SILVA - UFC
Externo à Instituição - MARCO AURÉLIO OLIVEIRA DA SILVA - UFBA
Presidente - 1795756 - SIDNEI FRANCISCO DO NASCIMENTO