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Banca de QUALIFICAÇÃO: ERMILTON CESAR SOUSA PINHEIRO

2023-09-26 16:51:40.155

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERMILTON CESAR SOUSA PINHEIRO
DATA: 27/09/2023
HORA: 15:00
LOCAL: google-meet
TÍTULO: Do conhecimento em São Tomás de Aquino e a visão de Deus
PALAVRAS-CHAVES: Conhecimento, Sentidos, Hilemorfismo, Faculdade, Tomás de Aquino.
PÁGINAS: 29
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
RESUMO: A presente pesquisa tem o objetivo de apresentar a importância e a relação dos sentidos externos e internos para a produção do conhecimento sensível (imagem, phantasmata) e a visão do conhecimento de Deus em Santo Tomás de Aquino. Para São Tomás de Aquino conhecer é a capacidade do intelecto de captar o princípio de determinação da essência do ente, é receber a forma acidental que está instanciada na matéria que é captada pelos sentidos externos no primeiro nível do conhecimento humano: a sensação. Segundo São Tomás de Aquino (ST. Iª, q.84, a.8 Respondeo) “o conhecimento natural tem origem nos sentidos, nascemos sem nenhum conhecimento, mas apenas com a faculdade de conhecer, ou seja, não conhecemos nada que não tenha passado por eles”. O conhecimento sensitivo é a matéria do conhecimento intelectivo, o ato de inteligir, conhecer, não é uma faculdade unicamente da alma, (alma não no sentido fantasmagórico-espiritual mas como uma faculdade humana de intelecção) mas também do corpo, através dos sentidos. Recebida a informação dos sentidos, há a memorização disso. Formam-se, então, dois tipos de conhecimento: o sensitivo e o intelectivo. Este é um ponto essencial que aponta para a teoria do conhecimento de São Tomás de Aquino, que não dispensa, de forma alguma, os sentidos externos e internos, no processo de intelecção humana. Portanto, para São Tomás de Aquino, é necessária uma adequação de ambas as partes: sentidos (faculdade do corpo) e intelecto (faculdade da alma). São ambas necessárias ao homem para que este venha a adquirir um conhecimento verdadeiro, porém, está contido na alma humana, como principal faculdade, a capacidade de intelecção com o auxílio dos sentidos sendo estes externos e internos. Contudo, se para adquirir um conhecimento verdadeiro é preciso a formação do Phantasmata a partir dos sentidos, como é possível o conhecimento de um ser do qual não há imagens? Este é o problema que esta dissertação pretende pesquisar, para isso, faremos um percurso em toda a trajetória que São Tomás de Aquino usou para formular sua ideia sobre o conhecimento e qual a possibilidade do conhecimento de Deus.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FRANCISCA GALILÉIA DA SILVA - UFC
Externo à Instituição - MARCO AURÉLIO OLIVEIRA DA SILVA - UFBA
Presidente - 1795756 - SIDNEI FRANCISCO DO NASCIMENTO

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