Banca de DEFESA: JÉSSICA CAREN DA SILVA MELO

DISCENTE: JÉSSICA CAREN DA SILVA MELO
DATA: 29/02/2024
LOCAL: google-meet
TÍTULO: Escolha teórica em lógica: uma análise anti-excepcionalista metodológica.
PALAVRAS-CHAVES: Anti-excepcionalismo lógico; Escolha teórica; Filosofia da Lógica.
ÁREA: Filosofia
RESUMO: Na epistemologia da lógica tradicional, há um consenso de que a lógica é distinta de outros campos de investigação. Em contraste com essa posição, uma visão na filosofia da lógica que tem sido alvo dos debates atuais, designada de anti-excepcionalismo sobre a lógica (AEL), compreende que a lógica enquanto uma ciência formal, não é excepcional (não possui estatuto epistêmico, metafísico ou metodológico especial) em relação às ciências duras (empíricas). O anti-excepcionalismo lógico apresentado por Hjortland em seu artigo “Anti-exceptionalism about logic” (2017), tornou o tema amplamente discutido, e traz uma visão que assume muitos compromissos, como a rejeição do caráter a priori da lógica, uma possível revisão da lógica, e a seleção teórica em lógica em bases científicas. O propósito da pesquisa é analisar o anti-excepcionalismo abdutivista, como método de escolha de teorias em lógica, e o papel dessa visão para a epistemologia da lógica. Então, será explicitado o anti-excepcionalismo defendido por Hjortland (2017), Williamson (2017), Priest (2016) que defende o uso do método abdutivo como metodologia assimilada da ciência para selecionar a teoria lógica considerada mais adequada. E demonstrar que o método proposto pela visão anti-excepcionalista abdutivista não está livre de dificuldades.
Presidente - 1396694 - EDERSON SAFRA MELO
Externo à Instituição - EVELYN ERICKSON - UFSC