Banca de QUALIFICAÇÃO: YONNA COSTA BARBOSA

DISCENTE: YONNA COSTA BARBOSA
DATA: 20/11/2015
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
TÍTULO: FATORES PREDITORES PARA REALIZAÇÃO DE MAMOGRAFIA EM MULHERES BRASILEIRAS.
PALAVRAS-CHAVES: Neoplasias da mama. Detecção Precoce de câncer. Desigualdades em saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: Introdução: O câncer de mama é o que mais acomete as mulheres no Brasil, e apesar do bom prognóstico se detectado precocemente, o número de mortes devido a doença é elevado. Nesse sentido, observam-se desigualdades no acesso à realização da mamografia, principal exame recomendado para a detecção precoce. Objetivo: Investigar os fatores preditores à não realização de mamografia em intervalo de tempo inferior a dois anos. Métodos: Trata-se de um estudo transversal de base populacional, a partir dos dados da Pesquisa Nacional de Saúde, com mulheres a partir dos 40 anos de idade que já tinham realizado mamografia. Foram avaliadas variáveis relacionadas às características sociodemográficas, condições de saúde, hábitos de vida e utilização do serviço de saúde. O modelo de regressão de Poisson com abordagem hierarquizada foi aplicado. Resultados: A amostra em estudo foi composta por 10,571 mulheres, sendo a frequência de realização da mamografia num período inferior a dois anos igual a 79,4%. Foram positivamente associadas à realização de mamografia no intervalo de tempo inferior a dois anos, as seguintes variáveis sociodemográficas: ter idade entre 40 a 49 anos, residir na região Sudeste, ter companheiro, e nível de escolaridade superior. Com relação às condições de saúde e hábitos de vida, autoavaliação positiva do estado de saúde, praticar exercício físico regularmente, ter histórico pessoal de câncer de mama, realizar Exame Clínico das Mamas e o exame de Papanicolaou no período recomendado foram estatisticamente associados à realização da mamografia. Por fim, ter realizado consultas com médico no último ano, não se sentir discriminada por parte de algum profissional de saúde, possuir plano de saúde e ser cadastradas em uma Unidade de Saúde da Família também foram associados com a realização da mamografia em um período inferior a dois anos. Conclusão: Neste estudo, foi observado que a realização do exame clínico das mamas é um importante preditor para detecção precoce do câncer de mama, além de outros fatores. Desta forma, é importante articular intervenções nos grupos mais vulneráveis a não realização da mamografia, diminuindo assim a mortalidade por câncer de mama.
Presidente - 407662 - ALCIONE MIRANDA DOS SANTOS
Interno - 1983977 - ROSANGELA FERNANDES LUCENA BATISTA