Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: WALESKA REGINA MACHADO ARAUJO

2015-12-03 16:10:45.222

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALESKA REGINA MACHADO ARAUJO
DATA: 21/12/2015
HORA: 08:00
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
TÍTULO: INTERNAÇÕES POR CONDIÇÕES SENSÍVEIS À ATENÇÃO PRIMÁRIA NO BRASIL: análise hierarquizada de fatores de contexto, estrutura e processo de trabalho.
PALAVRAS-CHAVES: Hospitalização. Atenção Primária à Saúde. Avaliação em Saúde. Avaliação de Processos (Cuidados de Saúde). Avaliação de Resultados (Cuidados de Saúde).
PÁGINAS: 105
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública
RESUMO: investigar fatores contextuais associados ao número de Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária (ICSAP). Métodos: Trata-se de um estudo ecológico, tendo o município como unidade de análise. Foram analisados dados sociodemográficos e de cobertura de serviços, de estrutura de unidades básicas de saúde (UBS) e de processo de trabalho das equipes. Os dados foram oriundos do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e do primeiro ciclo do Programa de Monitoramento e Avaliação da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). Foram consideradas as incidências de ICSAP em três anos: 2012, 2013 e 2014. Estimaram-se as associações por meio de coeficientes de regressão binomial negativa e respectivos intervalos de confiança a 95%, com abordagem hierarquizada em três níveis (alpha=5%). Resultados: Após ajuste dos modelos, maiores valores do índice de desenvolvimento humano, do percentual de idosos e de menores de cinco anos, de cobertura da Estratégia de Saúde de Agentes Comunitários de Saúde, da disponibilidade de medicamentos e de apoio matricial associaram-se positivamente às maiores taxas de ICSAP. Por outro lado, maior cobertura do Programa Bolsa Família, da Estratégia Saúde da Família e de planos privados de saúde, bem como maior quantidade de turnos de funcionamento das UBS e oferta de vacinação associaram-se negativamente às ICSAP. Conclusões: Maiores investimentos sociais, na cobertura dos serviços de saúde, na estrutura das UBS e melhorias no processo de trabalho das equipes de saúde têm impacto na redução de internações evitáveis, com potencial redução de custos ao erário público. Os gestores municipais de saúde devem atentar para questões de estrutura e processo de trabalho na atenção básica e comprometer-se com o acesso e a qualidade dos serviços primários para reduzir o número de ICSAP.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1651131 - ERIKA BARBARA ABREU FONSECA THOMAZ
Externo à Instituição - NÚBIA CRISTINA DA SILVA - UFMG
Interno - 2299196 - REJANE CHRISTINE DE SOUSA QUEIROZ

fim do conteúdo