Banca de QUALIFICAÇÃO: LILIAN FERNANDA PEREIRA CAVALCANTE

DISCENTE: LILIAN FERNANDA PEREIRA CAVALCANTE
DATA: 04/11/2016
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
TÍTULO: PARTO CESÁREO E ÍNDICE DE MASSA CORPORAL EM CRIANÇAS ENTRE 12 A 36 MESES DE IDADE: Coorte de Nascimento BRISA
PALAVRAS-CHAVES: Parto cesáreo, Obesidade infantil, Índice de Massa corporal, Estudo coorte
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: As taxas de obesidade estão aumentando significativamente no mundo. O parto cesáreo tem sido associado ao aumento de obesidade em todas as fases da vida. Nosso objetivo foi avaliar o efeito causal entre parto cesáreo e o índice de massa corporal em crianças. Realizou-se um estudo do tipo coorte que incluiu 2.277 crianças entre 12 a 36 meses de idade, avaliadas em duas etapas no nascimento e quando as crianças apresentavam entre 12 a 36 meses de idade. Foi construído um DAG (Gráfico Acíclico Direcionado) para escolha das varáveis para ajuste mínimo. Foram incluídas no modelo as variáveis diabetes gestacional, hipertensão gestacional, IMC pré-gestacional, classe econômica, escolaridade, gestação múltipla, idade materna, paridade, prematuridade e pré-natal. Após análise estatística foi verificado a permutabilidade entre os grupos. Entre as crianças, não houve diferença significativa no IMC do seguimento no parto cesáreo comparado ao vaginal (Coeficiente= 0,002; IC: -0,14 a 0,14; p= 0,973). Foi avaliado o balanceamento entre os grupos e observou-se que houve permutabilidade em todas as variáveis. Não foi possível observar o efeito causal do parto cesáreo no IMC de crianças. Sugere-se que a presença de viés de confundimento foi o ponto crucial para identificação de associações em estudos anteriores.
Interno - 2438568 - ANA KARINA TEIXEIRA DA CUNHA FRANCA
Interno - 1983977 - ROSANGELA FERNANDES LUCENA BATISTA