Banca de QUALIFICAÇÃO: OLIVANI IZABEL DOMANSKI GUARDA

DISCENTE: OLIVANI IZABEL DOMANSKI GUARDA
DATA: 11/11/2016
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
TÍTULO: Distribuição Espacial da Mortalidade Materna nas Regionais de Saúde do MA.
PALAVRAS-CHAVES: Maternidade. Mortalidade. Saúde
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: Introdução: A mortalidade materna é um problema prioritário de saúde pública no Nordeste, particularmente no estado do Maranhão onde apresenta os maiores percentuais e a maior RMM nos últimos cinco anos. Objetivo: Caracterizar a mortalidade materna no Estado do Maranhão no período de 2010 a 2014. Metodologia: Trata-se de estudo descritivo, retrospectivo de todos os óbitos maternos declarados no SIM entre 2010 a 2014 de mulheres residentes no Maranhão, por Regionais de Saúde. A caracterização foi realizada através da apresentação das variáveis em tabelas de frequência simples e de análise espacial através da estimativa de Kernel para identificar as Regionais de Saúde com maior densidade de óbitos por km². Resultados: A RMM por Regional de Saúde apresentou variação considerável entre as Regionais, bem como entre os anos estudados em uma mesma Regional. A maioria dos óbitos ocorreu em ambiente hospitalar atribuídos a causas obstétricas diretas, consideradas evitáveis e durante os primeiros 42 dias de puerpério. A maioria das mulheres que foi a óbito tinha menos de 30 anos, pertencia à raça/cor parda, eram solteiras e com pouca escolaridade. A análise espacial dos óbitos maternos por Regional de Saúde demonstrou que as maiores densidades de óbitos maternos por km2 foram encontradas nas Regionais de São Luis, Presidente Dutra, Codó e Imperatriz. Conclusão: A RMM no Estado apresentou valores altos na maioria das Regionais de Saúde nos anos estudados com a maior densidade de óbitos na Regional de São Luis. Predominaram as causas obstétricas diretas em mulheres pardas, solteiras e com pouca escolaridade o que retrata a expressão da iniquidade social e evidencia a necessidade de melhorar a assistência ao pré-natal, parto e puerpério no estado do Maranhão.
Externo ao Programa - 407650 - CLAUDIA TERESA FRIAS RIOS
Co-orientador - 3517781 - FLAVIA BALUZ BEZERRA DE FARIAS NUNES