Banca de QUALIFICAÇÃO: GRACIETE HELENA NASCIMENTO DOS SANTOS

2016-11-22 10:15:46.196

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GRACIETE HELENA NASCIMENTO DOS SANTOS
DATA: 25/11/2016
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
TÍTULO: PARTO CESÁREO E NÍVEIS PRESSÓRICOS DE ESCOLARES EM DUAS CIDADES BRASILEIRAS.
PALAVRAS-CHAVES: Parto Cesáreo; Fatores perinatais; Pressão arterial em crianças; Estudo coorte.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: Nas ultimas décadas, um considerável conjunto de evidências emergiu demonstrando que circunstâncias durante o período fetal e no processo de nascimento podem ter efeitos vitalícios de programação sobre diferentes funções do organismo com considerável impacto na suscetibilidade a doenças e na saúde a longo prazo. A proposta deste trabalho foi avaliar associação entre o parto cesáreo e a pressão arterial de escolares através de dois artigos com metodologia distinta. Métodos: Foram avaliados dados de duas coortes de nascimento, em duas cidades brasileiras com realidades socioeconômicas bem distintas, totalizando 2.858 mulheres na amostra de Ribeirão Preto (RP) e 2.443 de São Luís (SL), em 1994 e 1997/98 respectivamente. Em 2005, 869 crianças de 10/11 anos de idade foram reavaliadas em RP e 805 com idades de 7/9 anos em SL. Informações de sexo, tipo de parto, idade gestacional, peso ao nascer e categoria do local de parto ‘ foram coletadas do questionário de nascimento. Na reavaliação de 2005 foram coletados dados da renda familiar e escolaridade materna, medidas antropométricas e duas medidas de pressão arterial da criança. A variável resposta pressão arterial sistólica (PAS) foi tratada como variável contínua e as outras como categóricas. No primeiro artigo, descritas as variáveis estudadas nas duas cidades, foi realizada comparações dos achados das duas pelo teste qui-qudrado. A seguir foi realizada análise bivariada com significância dada pelo teste T de Student e, por fim, realizada análise de regressão logística múltipla não ajustada e ajustada por cor, renda familiar, tipo de estabelecimento onde aconteceu o parto e escolaridade materna. No segundo artigo foi incluída a variável tempo de amamentação e analisados somente os dados da coorte de Ribeirão Preto.
Presidente - 7549183 - VANDA MARIA FERREIRA SIMOES
Interno - 1210245 - CECILIA CLAUDIA COSTA RIBEIRO DE ALMEIDA