Banca de QUALIFICAÇÃO: SINARA REGINA LISBOA GOMES

DISCENTE: SINARA REGINA LISBOA GOMES
DATA: 05/12/2016
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
TÍTULO: AVALIAÇÃO DO CONSUMO ALIMENTAR DE ADOLESCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO LUÍS, MA.
PALAVRAS-CHAVES: Adolescente, Consumo de alimentos, Micronutrientes, Macronutrientes, Inquéritos nutricionais
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: INTRODUÇÃO: A adolescência constitui uma fase de risco nutricional, em que essas carências e excessos podem afetar de maneira negativa a saúde atual e futura dessa população. OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi analisar o consumo alimentar em adolescentes de 16 a 18 anos de idade. MÉTODOS: Estudo transversal realizado com amostra probabilística de 215 adolescentes matriculados em escolas públicas de São Luís, Maranhão, Brasil. O consumo alimentar foi avaliado por dois Inquéritos Recordatórios de 24 horas. O consumo de energia, macronutrientes e micronutrientes foram comparados aos valores preconizados pela Dietary Reference Intakes, segundo idade e sexo. Verificou-se que os carboidratos, proteínas e lipídios da dieta dos adolescentes estavam dentro dos padrões estabelecidos. RESULTADOS: O consumo do cálcio foi inadequado em 99,5% no sexo masculino e 99,8% no sexo feminino. A ingestão das vitaminas A e C e fibra não atingiram às recomendações em ambos os sexos, em contrapartida o consumo do sódio foi excessivo de 3,3 gramas nos adolescentes e de 2,4 nas adolescentes. CONCLUSÃO: Conclui-se que a dieta dos adolescentes permanece com carências e excessos nutricionais. Medidas de intervenção são necessárias para reverter esse quadro, além de pesquisas que analisem os seus impactos a curto, médio e longo prazo.
Presidente - 2438568 - ANA KARINA TEIXEIRA DA CUNHA FRANCA
Interno - 407662 - ALCIONE MIRANDA DOS SANTOS