Banca de DEFESA: MARIANA DE OLIVEIRA SANCHEZ

2017-02-01 11:01:18.635

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIANA DE OLIVEIRA SANCHEZ
DATA: 23/02/2017
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
TÍTULO: A SINTOMATOLOGIA DEPRESSIVA ASSOCIADA À DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR.
PALAVRAS-CHAVES: Síndrome da Articulação Temporomandibular. Depressão. Dor Crônica.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública
RESUMO: A disfunção temporomandibular (DTM) é um conjunto de sinais e sintomas clínicos associados à musculatura orofacial e a articulação temporomandibular. Sua etiologia é multifatorial, entretanto, a depressão tem sido apontada na literatura como um dos fatores de risco, porém há necessidade de estudos para elucidar a atuação da depressão no desenvolvimento da DTM, em especial, o comportamento da dor em estudantes universitários. Objetivos: estudar a sintomatologia da depressão associda à disfunção temporomandibular em estudantes. Métodos: estudo epidemiológico, transversal e um estudo tipo caso-controle. Inicialmente foi realizado um estudo de prevalência de DTM , envolvendo 763 estudantes, a partir de uma amostra probabilística aleatória simples. Para a descrição da prevalência da sintomatologia da DTM foi utilizado o Índice Anamnésico de Fonseca (IAF) e aplicação do Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders (RDC/TMD) eixo II para sinais e sintomas de depressão. Posteriormente, os 38 sujeitos com diagnóstico de DTM severa foram submetidos ao Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders (RDC/TMD) eixo I para diagnosticar DTM miogênica e artrogênica sendo selecionados 30 sujeitos incluídos como caso e pareados por idade e sexo na proporção de 1:2 com o grupo controle: sujeitos sem diagnóstico de DTM e sem sinais e sintomas de depressão. O grupo caso e o grupo controle foram submetidos à análise dos pontos dolorosos nos músculos e articulações através do o Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders (RDC/TMD) eixo I. Utilizou-se análise descritiva dos dados, e, para associação das variáveis independentes com a variável desfecho, utilizou-se o teste X 2 considerando estatisticamente significativos valores de p≤0,05.. A análise multivariada foi feita por meio de regressão logística multinomial a qual foi utilizada para obter estimativas de odds ratio (OR) e intervalos de 95% de confiança IC95%. Na comparação entre os grupos foi calculado odds ratio (OR) como estimativa de efeito medida e intervalos de 95% de confiança (IC95%). Resultados: prevalência de DTM foi de 63,8% e de sinais e sintomas de depressão foi de 47,6%. Portadores de sintomas depressivos graves apresentaram um risco 12,51 maior de desenvolver sinais e sintomas de DTM quando comparados à estudantes sem sinais e sintomas de DTM e depressão (p<0,01). Entretanto, observou-se uma diferença significativa (p<0,05) na sintomatologia dolorosa, na localização da dor, na presença de ruídos articulares e na xi intensidade da dor à palpação nos músculos e articulações entre o grupo caso e o controle. Conclusões: Houve associação estatisticamente significante entre presença de sinais e sintomas da DTM e da depressão, quanto maior a gravidade da sintomatologia da depressão maior o risco de desenvolver sinais e sintomas da DTM . Há risco maior de desenvolver dor na musculatura em portadores de DTM com sintomas depressivos quando comparados à sujeitos sem diagnóstico de DTM e sintomatologia depressiva.
Presidente - 407658 - CLAUDIA MARIA COELHO ALVES
Interno - 1651131 - ERIKA BARBARA ABREU FONSECA THOMAZ