Banca de DEFESA: MARIANNE DE CARVALHO RODRIGUES

DISCENTE: MARIANNE DE CARVALHO RODRIGUES
DATA: 10/02/2017
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
TÍTULO: ALIMENTAÇÃO E CRESCIMENTO DE LACTENTES NASCIDOS PRÉ-TERMO DE MUITO BAIXO PESO EGRESSOS DE UTI NEONATAL: análise de inferência causal.
PALAVRAS-CHAVES: Prematuro, alimentação, alta hospitalar, crescimento.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública
RESUMO: O leite materno (LM) é o melhor alimento para a criança, principalmente nos seis primeiros meses de vida, por ter, em sua composição, gorduras, vitaminas, minerais e imunoglobulinas e demais nutrientes necessários à manutenção, crescimento e desenvolvimento das crianças desta. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam aleitamento materno exclusivo por seis meses e complementado até os dois anos ou mais. Para os recém-nascidos pré-termo, o aleitamento materno também tem sido a principal indicação alimentar, tanto em ambiente hospitalar quanto após a alta. A suplementação do leite materno também tem sido bastante recomendada para a nutrição dos RNPT e de muito baixo peso, pois tem se mostrado eficaz em prover calorias e nutrientes que podem estar aquém das necessidades destas crianças no leite de suas mães, contribuindo, desta forma, para o crescimento adequado do neonato. Dadas as condições às quais os RNPT estão expostos e que o leite materno possui componentes que propiciam melhor crescimento, desenvolvimento e resistência imunológica ao bebê, este estudo pretende comparar o crescimento entre RNPT e de muito baixo peso egressos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, amamentados exclusivamente até os 6 meses de idade com aqueles não amamentados de forma exclusiva neste mesmo período. Estudo de coorte, realizado no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, Unidade Materno Infantil, utilizando dados das crianças acompanhadas no Follow-up do serviço de Neonatologia. Para coleta de dados foi construído um formulário com as variáveis de interesse, sócio demográficas e variáveis de crescimento e morbidade das crianças. A Amostra foi composta por 185 indivíduos comparados quanto ao tipo de alimentação e medidas antropométricas de crescimento aos seis meses de IGC.
Interno - 1651131 - ERIKA BARBARA ABREU FONSECA THOMAZ
Presidente - 551391 - FERNANDO LAMY FILHO