Banca de DEFESA: BRUNA RENATA FERNANDES PIRES

DISCENTE: BRUNA RENATA FERNANDES PIRES
DATA: 24/04/2017
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
TÍTULO: PADRÃO ALIMENTAR E DISLIPIDEMIA EM ADOLESCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE UMA CAPITAL DO NORDESTE BRASILEIRO.
PALAVRAS-CHAVES: Padrões alimentares. Dislipidemias. Adolescentes.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Epidemiologia
RESUMO: Vários estudos desenvolvidos no Brasil têm demonstrado que a alteração do perfil lipídico em crianças e adolescentes vem tornando-se uma alarmante realidade. Assim, a identificação de padrões alimentares surgiu como uma alternativa à avaliação do consumo alimentar baseada apenas em alimentos ou nutrientes singularmente. Objetivo: Analisar o efeito causal entre padrões alimentares e dislipidemias em adolescentes matriculados em escolas públicas no município de São Luís/ MA. Material e métodos: Estudo transversal com adolescentes de ambos os sexos, entre 15 e 18 anos. O padrão de consumo alimentar foi identificado por meio da Análise de Componentes Principais (ACP). Para seleção das variáveis que foram controladas na análise, foi utilizado o Directed Acyclic Graphs (DAG) e a amostra final do estudo foi ponderada para o inverso da probabilidade de seleção para essas variáveis, através de método duplamente robusto. Resultados: Três padrões alimentares foram identificados neste estudo: padrão Ocidental, Saudável e Tradicional. A maior parte dos adolescentes (59,18%) apresentou dislipidemia. Não foi possível observar efeito causal do padrão de consumo alimentar na ocorrência de dislipidemia nos adolescentes estudados. Conclusão: A população em estudo apresentou elevada prevalência de dislipidemia, entretanto, não houve efeito causal do padrão de consumo alimentar na dislipidemia.
Interno - 2438568 - ANA KARINA TEIXEIRA DA CUNHA FRANCA
Presidente - 1651131 - ERIKA BARBARA ABREU FONSECA THOMAZ