Banca de DEFESA: PAOLA TRINDADE GARCIA

2017-10-23 12:59:06.229

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAOLA TRINDADE GARCIA
DATA: 07/11/2017
LOCAL: sala de videoconferência do Hospital Universitário Unidade Presidente Dutra da Universidade Federal
TÍTULO: Influências precoces sobre o capital humano de adultos jovens: análises dos efeitos do baixo peso ao nascer e de catch-up de altura na coorte nascimentos de Ribeirão Preto, São Paulo (1978/79).
PALAVRAS-CHAVES: Baixo peso ao nascer. Catch up. Crescimento. Altura. Capital humano
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: Há evidências crescentes de que fatores precoces exerçam importantes influências sobre o capital humano na vida adulta. Ness cenário, o peso ao nascer e o catch-up de altura seriam importantes marcadores para estas análises, considerando as possibilidades de influência na escolaridade e condições de trabalho futuras, elementos chave para o acúmulo de capital humano. Neste estudo buscou-se determinar o efeito do baixo peso ao nascer e do catch-up de altura no capital humano de adultos jovens a partir de dados oriundos de uma das coortes de nascimentos mais antigas do país: a coorte de nascimento de Ribeirão Preto, São Paulo, 1978/79. Trata-se de um estudo longitudinal prospectivo tipo coorte. A amostra foi composta por todos os adultos jovens inseridos na quarta fase da coorte, totalizando 2.063 indivíduos (31,8% da coorte original) para análises. Um total de 1.004 indivíduos dispunham de informações suficientes para o cálculo do catch-up de altura na idade escolar. Elaborou-se dois modelos teóricos seguidos de plano de análise pautado na modelagem com equações estruturais (utilizando-se Mplus 7.31). As variáveis de exposição foram o baixo peso ao nascer e o catch-up de altura na idade escolar e o desfecho capital humano (variável latente composta por três variáveis indicadoras: escolaridade, renda e trabalho). Verificou-se que o baixo peso ao nascer exerce um efeito negativo sobre o capital humano na vida adulta (CP=-0.109)/Pp=0.018). Entretanto, o maior efeito observado foi o do capital humano materno sobre o capital humano adulto (CP=0,671/p<0,001). A ocorrência de catch-up de altura na idade escolar exerce um efeito direto e positivo sobre o capital humano na vida adulta (CP=0.154/p=0,034). Adicionalmente, o capital humano materno exerce efeito positivo para a ocorrência de catch-up de altura na idade escolar (CP=0.160/p=0.012). Estes resultados apoiam o conjunto de achados que sinalizam para a importância de intervenções que evitem a ocorrência de baixo peso, assim como aquelas que promovam a recuperação do crescimento de forma adequada, uma vez que ambas estratégias resultarão em ganhos substanciais em aspectos chave para o capital humano, como escolaridade, trabalho e renda.
Externo à Instituição - BERNARDO LESSA HORTA - UFPel
Externo à Instituição - MARCO ANTÔNIO BARBIERI - USP