Banca de DEFESA: PAULO ROBERTO MOCELIN

2018-01-22 15:20:56.859

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULO ROBERTO MOCELIN
DATA: 27/02/2018
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
TÍTULO: ACIDENTES POR QUEIMADURA GRAVE EM USUÁRIOS DE HOSPITAIS DE URGÊNCIA DO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS-MA: análise quanti e quali.
PALAVRAS-CHAVES: ACIDENTES. QUEIMADURAS. USUÁRIOS. HOSPITAIS
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública
RESUMO: As queimaduras representam um importante problema de saúde pública mundial em decorrência da sua morbiletalidade e elevado potencial de evoluir com sequelas incapacitantes. O resultado do tratamento depende de um atendimento inicial adequado seguido de assistência especializada. O Maranhão não dispõe de Centro de Tratamento de Queimaduras e o atendimento é feito em hospitais municipais de urgência e emergência de São luís. Esta pesquisa teve como objetivos dimensionar as queimaduras graves atendidas nestes hospitais, realizar avaliação normativa do atendimento, identificar a população mais acometida e caracterizá-la no contexto da vulnerabilidade. Trata-se de um estudo descritivo, prospectivo, composto de duas abordagens metodológicas, quantitativa e qualitativa. O primeiro artigo foi de cunho populacional utilizando abordagem quantitativa realizada em duas etapas. Na primeira foi aplicado questionário estruturado com 87 pacientes, seguido de avaliação clinica e coleta de dados dos prontuários. Na segunda foi aplicado questionário semiestruturado com 101 médicos emergencistas que prestam o atendimento. Os dados deram a dimensão do agravo e das condutas adotadas no atendimento. As condutas foram avaliadas utilizando-se como parâmetro o protocolo do Ministério da Saúde. No segundo artigo a abordagem foi quantitativa e qualitativa. A quantitativa dimensionou o fenômeno queimadura na população de maior frequência totalizando 38 crianças. Foram selecionados os de maior gravidade (8) para avaliação qualitativa. Os pais foram entrevistados seguindo um roteiro com questões sobre à percepção das circunstancias do acidente, noções de risco e de prevenção e experiência advinda da ocorrência e do tratamento. As entrevistas foram transcritas, categorizadas, submetidas a analise de conteúdo temático, preconizado por Bardin, e contextualizadas segundo a vulnerabilidade. Foi identificada alta prevalência de queimaduras em crianças, especialmente por escaldaduras, em ambiente domiciliar, com predomínio do sexo masculino. Há uma marcada estrutura de carência das instituições que prestam atendimento e não há observância do protocolo instituído pelo MS. As vítimas são predominantemente de baixa renda e escolaridade, sem acesso a informações sobre risco e sobre medidas de proteção e com capacidade limitada de responder adequadamente ao acidente. É imperativo adoção de políticas públicas específicas para queimaduras e campanhas de prevenção com pais e nas escolas.
Interno - 1210245 - CECILIA CLAUDIA COSTA RIBEIRO DE ALMEIDA
Presidente - 551391 - FERNANDO LAMY FILHO