Banca de DEFESA: JOANA D ARC MATOS FRANCA DE ABREU

DISCENTE: JOANA D ARC MATOS FRANCA DE ABREU
DATA: 26/02/2018
LOCAL: SALA DE AULA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
TÍTULO: Cesariana e adiposidade central em adolescentes de uma coorte de nascimento (RPS) de uma capital do nordeste brasileiro.
PALAVRAS-CHAVES: Cesariana, Adiposidade, Adolescente.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: INTRODUÇÃO: A adiposidade, principalmente de gordura intra-abdominal ou visceral, é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis. OBJETIVO: Avaliar o efeito causal entre o nascimento por cesariana e a presença de maiores quantidades de gordura visceral na adolescência. MÉTODOS: Realizou-se um estudo do tipo coorte que incluiu 2691participantes, avaliados em duas etapas no nascimento e na adolescência com 17 a 18 anos de idade. A definição de gordura visceral assumida foi a razão entre o peso em gramas da gordura androide pela gordura ginoide. Foi construído um Gráfico Acíclico Direcionado (DAG) para escolha das varáveis para ajuste mínimopor meio do critério backdoor. Foram incluídas no modelo as características maternas, perinatais e da adolescência. As variáveis selecionadas pelo programa DAGitty para ajuste mínimo foram: Retardo do crescimento intra-uterino, idade gestacional ao nascer, escolaridade materna, tabagismo materno, IMC da mãe, realização de pré-natal, renda familiar ao nascimento, situação conjugal da mãe.A presença de permutabilidade entre os grupos de exposição foi verificada pelo comando teballance do programa Stata® 14. RESULTADOS: Entre os adolescentes, não houve diferença estatística na distribuição de gordura corporal medida pela DEXA do seguimento da cesariana comparado ao parto normal (Coeficiente = 0,0009; IC: - 0,015 a 0,017; p= 0,915). CONCLUSÃO: No presente estudo não se verificou efeito causal entre nascer de cesariana e a maior presença de gordura visceral nos adolescentes estudados. É possível que diferentes metodologias, principalmente no que diz respeito ao tipo de aferição e ao desfecho utilizados, possam ter contribuído para identificação de associações entre parto cesariano e gordura corporal em outros estudos.
Interno - 1210245 - CECILIA CLAUDIA COSTA RIBEIRO DE ALMEIDA
Presidente - 551391 - FERNANDO LAMY FILHO