Banca de DEFESA: LUANA LOPES PADILHA

2018-07-23 14:56:15.958

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUANA LOPES PADILHA
DATA: 17/08/2018
LOCAL: Hospital Universitário Dutra
TÍTULO: Excesso de peso ao longo do ciclo vital, consumo de bebidas ricas em açúcares de adição, fatores de risco metabólicos e asma em adultos jovens: Coorte de Nascimento de Ribeirão Preto – SP (1978-1979)
PALAVRAS-CHAVES: Sobrepeso. Bebidas ricas em açúcares de adição. Asma. Doenças Não Transmissíveis. Modelagem com Equações Estruturais.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Epidemiologia
RESUMO: Estudos epidemiológicos vêm apresentando associações importantes envolvendo o excesso de peso, consumo de bebidas ricas em açúcares de adição (SSBs), fatores de risco metabólicos para doenças não transmissíveis e asma. No entanto, os mecanismos envolvidos nessas inter-relações ainda foram completamente elucidados. Dessa forma, ferramentas epidemiológicas como a modelagem com equações estruturais (SEM) e a ponderação pelo inverso da probabilidade em modelos estruturais marginais, até então não utilizadas na literatura científica na investigação destas relações, podem auxiliar na melhor exploração destas variáveis. O capítulo 1 desta tese foi o artigo original: “Excesso de peso ao longo do ciclo vital e sua associação com a asma do adulto: Coorte de Nascimento de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil, 1978/79”, que teve como objetivo estimar a associação do excesso de peso ao longo do ciclo vital com a asma em adultos na Coorte de Nascimento, de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil, 1978/79, usando modelagem com equações estruturais. Tratou-se de um estudo de coorte prospectivo envolvendo três seguimentos da Coorte (n=2063): nascimento (baseline) (1978/79), idade escolar aos 9/11 anos (1987/89) e idade adulta aos 23/25 anos (2002/04). Foi proposto um modelo teórico exploratório avaliado por meio da SEM para analisar os efeitos do excesso de peso ao longo do ciclo vital sobre a asma no adulto. O desfecho asma foi uma variável latente contínua, formada por três indicadores com cargas convergentes: diagnóstico médico de asma, presença de chiado nos últimos 12 meses e medida de hiper-responsividade brônquica. Como resultados, observou-se que a obesidade parental e o excesso de peso na idade escolar foram as variáveis ao longo do ciclo vital associadas com o excesso de peso na vida adulta. A obesidade parental e a magreza ao nascer foram as variáveis associadas com a variável contínua asma do adulto. A maior “SES atual” protegeu tanto do excesso de peso quanto da variável contínua asma na vida adulta. O capítulo II desta tese foi o artigo original: “Bebidas ricas em açúcares de adição, fatores de risco metabólicos para doenças não transmissíveis e asma em adultos jovens: análise por modelos estruturais marginais”, que teve como objetivo analisar a associação do consumo de SSBs com os múltiplos fatores de risco metabólicos, obesidade, hipertensão e asma em adultos jovens, usando modelos estruturais marginais. Foi um estudo transversal, envolvendo o quarto seguimento da Coorte (n=2063). Usou-se ponderação pelo inverso da probabilidade em modelos estruturais marginais, com ajuste para indicadores de situação socioeconômica e de comportamentos nocivos à saúde (tabagismo e comportamento sedentário), para avaliar a associação dos tercis e quartis da frequência de consumo habitual de SSBs com a resistência insulínica, relação cintura-estatura, colesterol total, HDL colesterol, LDL colesterol, triglicerídeos, hipertensão arterial e asma, segundo sexo. Observou-se nos homens que os maiores tercis de frequência de consumo das bebidas ricas em açúcares foram associados à maior resistência insulínica, à relação cintura-estatura elevada e aos níveis baixos de HDL-c; e os maiores tercis de consumo das bebidas foram marginalmente associados à asma. Nas mulheres, a maior frequência de consumo das bebidas ricas em açúcares foi associada somente aos níveis baixos de HDL-c (tercis e quartil). Deste modo, os resultados da presente tese sinalizaram que a obesidade parental foi ponto de partida dos caminhos do excesso de peso na infância e na vida adulta, com evidente efeito transgeracional. Excesso de peso do escolar estaria ligado ao excesso de peso no adulto. A obesidade parental e a magreza ao nascer foram riscos para a variável contínua asma na vida adulta. Além disso, a exposição frequente às SSBs mostrou efeito na maior resistência insulínica, obesidade visceral, redução de HDL-c e asma em homens; e nas mulheres, com a redução de HDL-c. Evidenciou-se assim a importância de esforços coordenados para incentivar a redução do consumo destas bebidas e do excesso de peso, de modo a prevenir sequelas metabólicas ao longo da vida.
Presidente - 1210245 - CECILIA CLAUDIA COSTA RIBEIRO DE ALMEIDA
Interno - 2438568 - ANA KARINA TEIXEIRA DA CUNHA FRANCA